Piaui
07.11.2023Os estudantes das 21 escolas da Rede Pública Estadual de Educação que foram selecionadas para participarem do projeto Parlamento do Futuro estão realizando, durante o mês de novembro, campanhas eleitorais para as eleições a deputado. O projeto irá eleger 28 estudantes como deputados, buscando promover a formação política e cidadã de jovens do público de 1ª e 2ª séries do Ensino Médio das escolas estaduais das 21 GREs, espalhadas pelos 12 Territórios de Desenvolvimento do Piauí.
Desenvolvido pela Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), o Parlamento do Futuro tem por objetivo estimular os jovens a se interessarem pelas questões sociopolíticas do estado e pelo exercício da participação democrática na discussão e na decisão de questões relevantes para a comunidade.
Por meio de atividades que serão desenvolvidas, os estudantes serão levados a compreender o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro e do Poder Legislativo, durante três dias na Alepi. As eleições acontecem no dia 21 de novembro. Até o momento, as convenções partidárias, as filiações aos partidos temáticos e as inscrições de candidaturas de estudantes foram realizadas.
O estudante da 2ª série do Ensino Médio do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) José Narciso da Rocha Filho, localizado no município de Piripiri, Pedro Victor, é um dos candidatos a deputado pelo Parlamento do Futuro. Ele revela suas expectativas de aprendizado com o projeto. “A nossa expectativa é que, com a participação nesse projeto, nós possamos melhorar tanto o nosso dia a dia na escola, quanto a nossa visão sobre cidadania. Espero conseguir estar ainda mais inserido no cenário político”, disse o aluno.
No Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Deputado Tertuliano Milton Brandão, localizado na zona sudeste de Teresina, os candidatos estão apresentando aos estudantes a suas propostas para a vaga que estão competindo para deputado. “Estamos na etapa da campanha para a escolha do estudante que representará a nossa escola nesse projeto na Assembleia Legislativa. Essa semana os alunos, professores e os candidatos realizaram entrevistas com a imprensa acerca da importância do projeto”, explica a diretora Elisnete Gomes.
No CETI João Henrique de Almeida Sousa, localizado na zona sul de Teresina, os candidatos também já estão em processo de campanha eleitoral e os alunos eleitos serão responsáveis por apresentar um projeto de lei desenvolvido na escola, conforme explica o coordenador pedagógico, Dário Zarrur. “Os alunos estão desenvolvendo uma horta sustentável. Está sendo produzida a compostagem e o adubo. Para a horta teremos a captação da água dos aparelhos condicionadores de ar utilizados na escola para que seja totalmente sustentável. Esse é um projeto de lei que queremos aplicar através do Parlamento do Futuro”, detalha o coordenador.
O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destaca a importância do projeto onde os estudantes têm a oportunidade de terem uma experiência inédita no Estado. “Queremos promover a verdadeira Educação no seu sentido integral nos quatro segmentos. Um desses segmentos educacionais é a educação cidadã, que é fortalecida com esse projeto na ética, no senso crítico, na democracia e na cidadania. Nós vamos ajudar os nossos jovens a terem uma formação cidadã melhor, sobretudo com essa vivência especial que eles terão na Assembleia Legislativa do Piauí, vivenciando o que os deputados fazem no seu dia a dia”, declarou Bandeira.
CLIQUE AQUI E CONFIRA A LISTA COM TODAS AS ESCOLAS E ALUNOS CONCORRENTES