Estudantes da Escola Estadual João Ponce de Arruda participam de Festival de E-Games

Mato Grosso do Sul

19.05.2023

Estudantes dos sextos e sétimos anos do ensino fundamental, matriculados na Escola Estadual João Ponce de Arruda, que oferta ensino em tempo integral, por intermédio do programa “Escola da Autoria, realizou Festival de E-Games, com apoio, participação e produção do CRETL (Centro de Referência Esportiva – Três Lagoas)

O Centro de Referência Esportiva e Educacional de Três Lagoas é uma realização do CINTERCOOP, com apoio da prefeitura Municipal de Três Lagoas e parceria com a Petrobrás. Os e-games, ou jogos eletrônicos, ganharam uma importância significativa nas últimas décadas. Eles se tornaram uma forma popular de entretenimento, bem como um setor de negócios em rápido crescimento.

Os e-games fornecem entretenimento e diversão para milhões de pessoas em todo o mundo. Eles oferecem experiências interativas e imersivas, permitindo que os jogadores se envolvam em histórias emocionantes, explorem mundos virtuais e se divirtam com amigos e comunidades online.

De acordo com professor Anderson Meira, do componente curricular de Educação Física, jogar e-games pode ajudar no desenvolvimento de habilidades cognitivas e motoras. Muitos jogos exigem pensamento estratégico, resolução de problemas, tomada de decisões rápidas e coordenação mão-olho. Além disso, os jogadores podem desenvolver habilidades sociais e de colaboração ao interagirem com outros jogadores em equipes ou comunidades online.

Os e-games fazem parte de um cenário mais amplo de entretenimento digital interativo. Com o avanço da tecnologia, jogos de realidade virtual (VR), realidade aumentada (AR) e outros formatos imersivos estão se tornando cada vez mais populares. Essas tecnologias proporcionam experiências de jogo ainda mais envolventes, levando o entretenimento interativo a um novo nível.

Os e-games são conhecidos por reunir pessoas com interesses comuns. Jogadores podem formar comunidades online, participar de fóruns de discussão, compartilhar conteúdo e interagir com outros jogadores ao redor do mundo. Essas conexões sociais podem ser especialmente importantes para pessoas que enfrentam dificuldades em se socializar em outros contextos ou que desejam encontrar um senso de pertencimento.

“É importante destacar que, apesar dos benefícios dos e-games, é fundamental equilibrar o tempo dedicado a jogar com outras atividades importantes, como trabalho, estudos, exercícios físicos e relacionamentos pessoais. O uso excessivo de e-games pode levar a problemas de saúde e bem-estar, como sedentarismo”, enfatiza professor Anderson Meira.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar.