Secretaria de Educação do Rio de Janeiro
02.07.2019Um grupo formado por 19 alunos e dois professores do Colégio Estadual Matemático Joaquim Gomes de Sousa – Intercultural Brasil-China, em Niterói, viajou para a China. A turma participará do Summer Camp, um curso de verão em terras chinesas. Na programação, os jovens disputarão um torneio de futebol com estudantes daquele país, visitarão instituições de ensino e pontos turísticos e farão um curso de Mandarim.
A viagem terá duração de 20 dias, em que o grupo poderá interagir, conhecer a cultura do país, aprender e treinar o idioma com alunos chineses. Este será o quarto Summer Camp que a escola participa. No total, cerca de 80 alunos já realizaram esse intercâmbio na China.
Para alguns estudantes, como Cristiano Barbosa Moreira, de 16 anos, será a primeira viagem internacional. Morador de Jurujuba, em Niterói, ele não esconde a ansiedade. A mesma sensação é compartilhada por Vinicius Joshua, 16 anos. Apesar de ter nascido na Jamaica e morado um tempo em Trinidad e Tobago, será a primeira vez que pisará em solo chinês, onde terá contato com uma cultura totalmente diferente.
No entanto, para Rafael Antunes Aguiar, 16 anos, será a segunda viagem para a China realizada por meio da escola. Segundo o jovem, sua fluência na língua chinesa melhorou após o primeiro intercâmbio. Desta vez, ele espera ter novas experiências, além de interagir com os amigos chineses que fez na primeira vez que esteve naquele país.
– Os alunos e professores desta escola devem aproveitar essa oportunidade para aprofundarem o conhecimento do idioma, conhecer mais a cultura da China e, quando voltarem, compartilharem essa experiência com outros estudantes e com suas famílias – destacou o secretário de Estado de Educação do Rio de Janeiro, Pedro Fernandes.
O Colégio Estadual Matemático Joaquim Gomes de Sousa é uma unidade da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) que tem como foco o desenvolvimento de atividades voltadas para o aprendizado das Ciências Exatas e proficiência na língua chinesa. A escola funciona em horário integral e conta com as parcerias da Universidade Normal de Hebei, da China, e do Instituto Confucius, da PUC-Rio.