Estudantes e professores da Rede Estadual de Ensino recebem prêmio do Desafio Educativo Socioambiental

Pernambuco

02.08.2024

Estudantes e professores da Rede Estadual de Ensino participaram, nesta segunda-feira (29), da cerimônia de premiação do Desafio Educativo Socioambiental. O projeto é realizado desde 2015 e é uma parceria entre a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE) e a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). Nesta edição, o concurso registrou um total de 426 inscrições válidas, com participação de 195 escolas, das 16 Gerências Regionais de Educação (GREs). O concurso teve o objetivo de incentivar e potencializar a reflexão e a capacidade criativa nas questões socioambientais. A solenidade de premiação aconteceu no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, e reuniu estudantes, professores, políticos e autoridades locais. 

Para participar do concurso, foi necessário abordar em suas produções os subtemas: água e cidadania; consumo consciente da água; saneamento (tratamento de água e esgoto); preservação e reflorestamento de matas ciliares; e mudanças climáticas. O desafio foi dividido em três categorias. As duas primeiras para os estudantes do ensino fundamental – anos finais (6º ao 9º ano) e ensino médio, onde eles tiveram que produzir vídeos em formato de reels para o Instagram.  Já a terceira foi voltada apenas para os professores, que tiveram que produzir fotografias sobre as temáticas. 

“Essa é uma iniciativa extraordinária de provocar os nossos alunos para discutir a questão ambiental. É importante que essa geração entenda o valor da água limpa, o valor do saneamento e o valor de preservar a natureza”, destacou o secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Alexandre Schneider.  

Os vencedores de cada categoria foram premiados com Smart TV, tablet, smartphone e notebook, além de voucher de livros no valor de R$500 para todas as produções classificadas. 

De acordo com o secretário de Recursos Hídricos e Saneamento, José Almir Cirilo, esse concurso mostrou o comprometimento da Compesa com a juventude. “Promover a conscientização ambiental e investir em infraestrutura de água e esgoto são ações que trazem saúde, desenvolvimento social e econômico para Pernambuco. Além disso, este concurso incentiva iniciativas profissionais, como a capacitação de pessoas para atuarem em diversas áreas”, ponderou.

A estudante Laryssa Araújo, da Escola Estadual Nelson Araújo, localizada no município de Exu, no Sertão do Estado, conquistou o 1º lugar na categoria Vídeo Reels para Estudantes do Ensino Médio. Para ela, participar do concurso foi importante porque ela teve a oportunidade de mostrar como a água é necessária para a sociedade. “Eu quis mostrar com meu vídeo que a água é um recurso natural indispensável e que não podemos viver sem ela. Por isso, é importante a gente preservar e fazer um bom uso dela para que um dia não nos falte”, enfatizou.

 

Confira abaixo os vencedores e suas categorias: 

Categoria Fotografia Professores 

 

1ª Lugar: Deivson Augusto da Silva Vieira – Escola de Referência em Ensino Médio Professora Jandira de Andrade Lima – Limoeiro. 

2ª Lugar: Claudinea da Silva Carvalho – Escola de Referência em Ensino Médio Nossa Senhora de Lourdes – Solidão. 

3ª Lugar: Alexandre Cipriano da Silva – Escola de Referência em Ensino Médio Dom Vital – Recife.

 

Categoria Vídeo Reels para Estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais (6º ao 9º ano) 

 

1ª Lugar: Laryssa Araújo de Oliveira – Escola Estadual  Nelson Araújo – Exu. 

2ª Lugar: Daniel Ferreira Santos Lima – Colégio da Polícia Militar de Pernambuco Anexo I – Petrolina.

3ª Lugar: Pedro Yago Santos da Silva – Escola Estadual Edwiges de Sá Pereira – Recife.

 

Categoria Vídeo Reels para Estudantes do Ensino Médio (1º ao 3º ano) 

 

1ª Lugar: Evellyn Beatriz Brasilino de Lima – Escola de Referência em Ensino Médio Dantas Barreto – Paulista. 

2ª Lugar: João Vitor Ferreira Costa – Escola Técnica Estadual Cícero Dias – Recife. 

3ª Lugar: Andreza de Souza Silva – Escola Técnica Estadual Deputado Afonso Ferraz – Floresta.