Estudantes do Colégio Jardim Paulista de Araguaína participam da XII Semana de Geografia na Universidade Federal do Norte do Tocantins

Tocantins

05.09.2024

O Colégio Estadual Jardim Paulista, de Araguaína, participou nessa quarta-feira, 4, do encerramento da XII Semana Acadêmica Geografia, promovida pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). São os estudantes dos 8° e 9° anos do Ensino Fundamental que participaram do evento que traz como tema "O papel do geógrafo no uso das geotecnologias: interconexões entre a sociedade e o ambiente". O objetivo da participação dos estudantes é despertar neles o interesse pelo tema e incentivar seu ingresso no Ensino Superior.

Os estudantes participaram atentamente das atividades, que dentre elas destacaram-se as paródias referentes à músicas com visões críticas sobre degradação ambiental, extinção da fauna e da flora. A música "Não posso respirar", de Luiz Gonzaga, foi uma das canções parodiadas. O seminário também contou com a exibição do documentário "Vale dos isolados: o assassinato de Bruno e Dom”, seguido de debate referente a preservação ambiental.

As responsáveis pela ação e mobilização dos estudantes são as professoras Elima Alves Vieira Santos e Cleia Rocha Brito, de Geografia. Elima fala que é importante mudar a rotina dos estudantes para melhorar o conhecimento. “Apresentar novo ambiente, despertar a curiosidade dos estudantes, promover maior interação com a comunidade, principalmente com a academia, possibilita que esses estudantes tenham oportunidade de pensar em uma profissão ou mesmo um projeto de vida”, destacou a professora Elima Alves.

A professora Cleia Rocha Brito, de Geografia, comenta sobre a relevância do evento para os estudantes. “Incentivar a participação dos estudantes despertando neles o interesse pelo conhecimento voltado à área de geografia é muito importante. Espero que eles vejam a relevância de uma graduação, que pode impactar diretamente na melhoria da vida pessoal e comunitária", ponderou a professora.

A orientadora educacional, professora Daiana Paula Silva Santos Costa, destacou a importância dos estudantes conhecerem o ambiente acadêmico. “A universidade ainda é um ambiente novo para eles. Então essa experiência aqui é muito enriquecedora, pois aproxima os estudantes de uma realidade que é possível, que é o Ensino Superior”, afirmou.

A estudante Lara Mourão Moraes, do 8° ano, comenta sobre a participação no evento. "É um evento diferenciado, além de mudar a rotina de aulas tradicionais, também influencia numa aprendizagem mais contextualizada", concluiu.

Estudante do 8° ano do Ensino Fundamental, Luís Miguel Sousa Ribeiro, ressalta que é interessante participar de eventos fora da escola. “É a minha primeira vez participando de uma ação como essa. Gostei muito e até gostaria que tivesse mais evento assim", finalizou o estudante.

O professor Luiz Gustavo Meira Barros, do Curso de Licenciatura em Geografia da UFNT e também debatedor no seminário, destacou a importância da participação dos estudantes da Educação Básica no evento. “As políticas públicas devem ser debatidas por toda a sociedade, por isso a importância da participação de todos, sobretudo, de estudantes de todas as redes de ensino. Espero que todos consigam entender a importância desse debate para melhoria social”, concluiu.

 

Edição: Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins

Abrão de Sousa/Governo do Tocantins