Estudantes do CEAM/AHS conquistam medalhas na Olimpíada de Português

Mato Grosso do Sul

14.11.2025

Os estudantes da REE/MS (Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul), participantes do CEAM/AHS (Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação), vinculado à Coesp (Coordenadoria de Educação Especial) e à Sudeb (Superintendência de Desenvolvimento da Educação Básica), foram exitosos na OP (Olimpíada de Português).

Ao todo, os estudantes matriculados no AEE (Atendimento Educacional Especializado) do CEAM/AHS conquistaram quatro premiações: Rodrigo Gonçalves Jacques dos Santos – Medalha de Ouro, Miguel Crivelari Boiarenco – Medalha de Prata, Miguel Pergher de Oliveira – Menção Honrosa e Rafael dos Santos Rossetti Lima – Menção Honrosa. Todos os estudantes são residentes em Campo Grande e participam das atividades complementares oferecidas pelo CEAM/AHS.

A Olimpíada de Português é uma competição nacional voltada a alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas. Idealizada por um grupo de professores e estudiosos, a iniciativa tem como propósito fomentar o bom uso da Língua Portuguesa entre os estudantes da Educação Básica.

As provas e materiais da OP propõem a reflexão sobre a linguagem por meio de desafios idiomáticos, jogos, problemas e textos clássicos, além de provérbios da sabedoria popular. Para garantir a qualidade das avaliações, a organização conta com um Comitê Científico composto por linguistas, gramáticos e professores universitários de Letras, responsável pela validação das questões aplicadas.

A conquista reforça o compromisso da SED/MS com a valorização dos talentos e com a promoção de práticas pedagógicas que estimulam o protagonismo estudantil e o desenvolvimento integral.

A gerente pedagógica do CEAM/AHS, Eliane Morais, destaca que “participar da Olimpíada de Português é uma oportunidade valiosa para os estudantes desenvolverem suas habilidades de leitura, escrita e interpretação de forma criativa e reflexiva”.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar.