Espirito Santo
08.03.2024O objetivo da ação foi envolver ativamente os estudantes na busca por soluções e promover a participação ativa deles na prevenção e combate à dengue.
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Major Alfredo Pedro Rabayolli, localizado no município de Vitória, apresentou, na última quinta-feira (07) uma pesquisa denominada “A Problemática da Dengue”. O objetivo da ação foi envolver ativamente os estudantes na busca por soluções e promover a participação ativa deles na prevenção e combate à dengue.
Sob a orientação da professora de Biologia, Bertha Nicolaevsky, e com auxílio de diversas fontes de pesquisa, os estudantes tiveram a oportunidade de buscar informações sobre o Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, assim como as características da doença, seus sintomas, tratamentos, métodos de prevenção e, em seguida, desenvolveram um quiz interativo baseado nesses dados.
Posteriormente, durante um evento de recepção de pais e responsáveis na escola, os visitantes foram convidados a participar do quiz elaborado pelos alunos. Essa abordagem proporcionou um meio eficaz de conscientização sobre a dengue, destacando como a educação pode ser uma ferramenta para abordar problemas locais.
"A atividade foi bem legal. Foi diferente das aulas normais, porque a gente usou mais tecnologia e dispensou a caneta e papel. Fazer o quiz em vez de só responder também foi uma experiência nova. Senti que estava mais envolvido no processo", disse aluno Brayan Lima
Escola do Futuro
O Programa Escola do Futuro é uma iniciativa do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), que propõe o desenvolvimento da Cultura Digital por meio de metodologias inovadoras e o uso de tecnologias educacionais no cotidiano escolar. A Escola do Futuro está inserida num conjunto de ações implementadas pela Sedu para a oferta de uma educação mais atual, integral e inovadora, alinhadas à legislação educacional vigente e com a garantia do pleno desenvolvimento da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e do Currículo do Espírito Santo na Rede Pública Estadual de Ensino. Um dos principais objetivos do Programa Escola do Futuro é colaborar para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao uso crítico e responsável das tecnologias digitais.
Texto: Thiago Mozzer
Informações à Imprensa:
Comunicação da Sedu
Íris Carolina/ Geiza Ardiçon
gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7707/ 3636-7706/ 3636-7705