Estudantes encerram participação nos Jogos Escolares Brasileiros

Goiás

09.11.2021

O ambiente estava envolto em sons que ficaram calados nos últimos anos. Sons de apitos, bolas em quadras, adolescentes reunidos. São risos, muito empenho e emoção à flor da pele. Andar pelo Parque Olímpico, no Rio de Janeiro e ouvir sotaques diversos, expressões culturais, gírias. Toda a experiência de um imenso e jovem Brasil reunida pela primeira vez depois da pandemia. #DeVoltaAoJogo foi a hashtag que marcou o evento e que representa o espírito que se instaurou nas equipes. 

Nas quadras, olhares atentos seguem cada movimento. Os jovens lançam suspiros e gritos de torcida que há muito não se ouvia com tanta intensidade. Verificar a emoção dos estudantes, professores e técnicos é como trazer de volta o aconchego que esteve distante durante a pandemia. Jovens atletas superando a si mesmos, controlando suas emoções, apoiando-se mutuamente, incentivando outra equipe. 

Esse foi a experiência que cerca de 180 estudantes de escolas públicas e particulares do Goiás vivenciaram durante os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), realizados entre os dias 27 de outubro e 5 de novembro, no Rio de Janeiro. O evento marcou a chance de estudantes-atletas goianos das redes pública e privada representarem Goiás em uma competição de nível nacional.

 “Ver nossos estudantes goianos aqui no Rio de Janeiro, é muito emocionante pra mim,” afirma Marco Antônio Santos Maia, Presidente da Federação Goiana de Desporto Escolar (FGDE). “Muitos dos jovens que estão hoje aqui no JEB’s, nunca viajaram de avião ou mesmo subiram de elevador em um prédio. Para eles, tudo aqui é novidade. E está sendo uma experiência maravilhosa e única conhecer o Rio de Janeiro. Poder pisar e jogar onde seus ídolos também jogaram é muito gratificante. Tenho certeza, que esses jovens terão histórias para contar para toda a vida”, diz Marco.

Sobre a Parceria FGDE e Seduc 

Marco Antônio conta que parceria entre a FGDE e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) sempre foi almejada por sua gestão. Para ele, “isso acontecer após um período crítico de pandemia da COVID-19, numa retomada às atividades presenciais e com uma gestão responsável e competente do Desporto Educacional, nos honra muito. Enaltece todo um trabalho realizado em nosso Estado com a seletiva estadual, que contou com uma estrutura nunca vista em gestões anteriores. O Governo de Goiás colocou os atletas em hotéis durante a competição estadual, coroando os talentos goianos com a participação no resgate dos Jogos Escolares Brasileiros. É muita emoção, a felicidade é plena”.

 Marco Antônio destaca ainda a relevância da parceria sob o ponto de vista de se reconhecer os talentos do esporte matriculados na rede estadual de Educação. “O alinhamento com o Estado é muito importante para o sucesso dos jogos, não só como seletiva para os Jogos Escolares Brasileiros assim como para outros grandes eventos da CBDE, pois grande parte dos estudantes está na rede pública estadual de ensino, o que soma mais de 500.000 alunos”, afirmou.

Questionado sobre a continuidade da colaboração, o presidente ressaltou que muitas outras ações poderão ser construídas em conjunto, incluindo ações para formação de professores.

“O seguimento do desporto escolar é amplo e temos muito a melhorar, mas tenho certeza que estamos no caminho certo para formar novos cidadãos, pois aquele que não seguir na carreira esportiva, com certeza irá levar essa experiência exitosa para sua vida pessoal e profissional”, conclui Marco.

Delegação Time Goiás 

A Delegação Time Goiás, que participa dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s), no Rio de Janeiro, é composta pelos vencedores dos Jogos Estudantis de Goiás. São cerca de 180 estudantes de escolas públicas e particulares, com idade de 12 a 14 anos. Os atletas estão acompanhados por 19 dirigentes e 41 técnicos, entre jornalistas, oficiais e coordenadores de modalidades. 

A equipe é liderada por Ítalo Aguiar, Superintendente do Desporto Educacional, Arte e Educação da Seduc Goiás e chefe da delegação goiana. Ítalo destaca que Governo de Goiás não mediu esforços para estudantes-atletas de Goiás. “Nosso olhar é para o estudante, para o professor. E, nessa atual gestão, todos os nossos esforços são voltados a oferecer a maior estrutura possível a todos eles. Nosso foco é defender as cores da bandeira do Estado através do esporte, pois o Governador Caiado acredita no esporte como fator de transformação na vida da juventude de Goiás”, relata o Chefe do Time Goiás.

Estudantes-atletas e técnicos 

Rafael Pereira Uchôa, 13 anos, conquistou o primeiro lugar no Taekwondo 53kg, na final contra o Mato Grosso. O atleta estuda no Colégio Estadual São Geraldo, de Goianira Para ele, essa é a melhor sensação que uma pessoa possa sentir. “Quero agradecer ao meu mestre, ao Governador de Goiás e à Secretaria de Educação de Goiás por me proporcionarem esse momento tão importante na minha vida”, explica Rafael. Esta é a primeira vez que o estudante anda de avião.

O técnico Francisco de Assis também não sabe onde guardar tanto orgulho e gratidão: “é uma grande conquista pra mim, me sinto realizado e feliz por ajudar o Rafael a realizar o sonho de ser campeão”, disse o treinador. Tanto o atleta quanto o técnico participam pela primeira vez dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s).

Esta também é a primeira vez da judoca Mariana Muniz Amado Athayde Rocha, no JEB’s. Ela estuda no Colégio dos Sagrados Corações, na cidade de Formosa, e competiu na Modalidade Judô Feminino, 48kg, conquistando a medalha de bronze. “Estou muito feliz e sei que estou no caminho certo. Confio no trabalho dos meus Sensei Leiliane e Saulo e, com eles, acredito que posso ir muito longe”, afirmou a atleta.

Leiliane Severino, técnica feminina de judô e treinadora de Mariana Muniz, complementa a fala da estudante: “Muito feliz com a conquista das medalhas do nosso time de Goiás. Emoções a mil. Só tenho a agradecer aos chefes de delegações pela oportunidade de estar aqui, representando nosso Estado”. Esta é a primeira vez que a técnica participa do JEB’s como técnica oficial. Para ela, a experiência “foi incrível! Estou cada dia mais apaixonada por minha profissão. Muito feliz por vivenciar este momento único e emocionante. E o que mais me motiva a estar aqui é poder ajudar os atletas a buscarem seus sonhos”, concluiu a treinadora.

Felipe Gabriel Oliveira Silva, 13 anos, compõe o time de Basquete Masculino e estuda no Colégio Estadual Costa e Silva, de Mozarlândia. “É uma emoção muito grande poder representar minha cidade e meu Estado! Essa é a primeira vez que ando de avião e saio de Goiás pra participar de uma competição. Se Deus quiser, ano que vem quero estar aqui no JEB’s de novo”, afirma o atleta.

O Técnico de Wrestling, Paulo Henrique Torres Sulino Silva, expressa sua gratidão e emoção por participar dos JEB’s. “Que vivências incríveis tivemos esses últimos dias! Em nome de toda equipe de Wrestling, gostaria de agradecer a oportunidade profissional que nos deram, e em nome dos alunos do Projeto Arte e Vida, que nunca imaginaram que seria possível pisar nas areias de Copacabana ou entrar em uma arena do Parque Olímpico, ver o sorriso no rosto de cada um deles ao contemplar o mar pela primeira vez, não tem preço! Agradeço a cada um de vocês que nos deram suporte para que tudo isso se tornasse realidade. Tenho certeza que nos próximos anos estaremos muito melhores e preparados para ajudar o nosso estado a chegar no topo do Brasil,” finaliza Paulo.

Independente do resultado das medalhas, o maior legado volta na bagagem: essa experiência única de desfrutar dias de aprendizado coletivo, de estar unido em um time, longe de casa, longe da comida acolhedora e dentro de um universo tão novo para a maioria.   Muitos já estão voltando para casa, e carregam consigo experiências que os marcarão para toda vida. De volta para casa e ansiosos para ver a história se repetir ainda maior no JEBs 2022.