Tocantins
31.01.2025Estudantes de escolas públicas que foram aprovados em 1º lugar, em cursos superiores, por meio de vestibulares ou com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) falam de sua rotina de estudos e da sua formação no ensino médio.
Uma dessas alunas, Celine Dias de Paiva, 17 anos, foi aprovada em 1º lugar, no curso de História, da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Ela concluiu o ensino médio na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, em Palmas. “Era o meu desejo era ir para a faculdade logo que concluísse o ensino médio e fiquei feliz por ter conseguido. Agora, eu estou de braços abertos para explorar o território da faculdade. Eu não acreditava na minha capacidade de ficar em primeiro lugar, então, para mim, foi uma surpresa. Passei a acreditar que eu consigo fazer muito mais”, contou.
E sobre o curso que escolheu, Celine fala sobre a sua empolgação. “História é uma área que sempre me despertou interesse, além dos profissionais da área que me ensinaram muito. A História é um espelho da sociedade porque o passado nos conta muitas coisas. Eu sempre achei incrível a tarefa de um professor na vida das pessoas”, frisou.
“Estudar na Escola Estadual Professora Elizângela foi uma experiência enriquecedora. a escola é muito boa, ótima em acolher as pessoas e oferece dinâmicas que eu nunca vi em nenhuma outra instituição de ensino. A estrutura da escola é realmente muito boa, e eu consegui desfrutar bastante durante os três anos que estudei lá”, revelou Celine.
A estudante Yslla Maria Coutinho Martins de Lima, do Colégio Estadual Manoel Vicente de Souza, de Augustinópolis, foi aprovada em 1º lugar no curso de Direito da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). “Eu estou feliz e grata por estar colhendo os frutos do meu esforço. Desde o início do ensino médio, eu já tinha definido que queria cursar Direito. Agora, eu estou me preparando para essa nova fase na vida”.
Além das atividades escolares, Yslla Maria organizou uma agenda de estudos. “O Colégio Manoel Vicente foi importante para que eu realizasse esse sonho. A escola apresenta uma ótima didática, com realização de simulados, resoluções de questões e o apoio dos professores que nos motivava sempre. Sou grata a todos que fizeram parte deste processo”, explicou.
A estudante Samyra Christiny Gomes Carvalho, 17 anos, ficou em 1º lugar no curso de Enfermangem da Unitins e se destacou na redação do Enem, com a nota 940. Ela também é aluna do Colégio Estadual Manoel Vicente de Souza.
“Ser aprovada em 1º lugar no vestibular é uma sensação incrível. Uma mistura de alívio e orgulho de saber que todo o esforço e estudo valeram a pena. Eu estudava em casa e na escola, com foco na revisão de conteúdo, resolução de exercícios e simulados”, contou.
Samyra Christiny comentou sobre a sua formação no ensino médio. “Na escola, saí da zona de conforto, conheci várias pessoas e fiz amizades. Além disso, aprendi a me expressar de forma mais clara e coerente e, durante esse processo, pude me autoconhecer. Agradeço imensuravelmente a cada membro do colégio pelo apoio e dedicação”, expressou.
O estudante Willys Resplande de Souza, 17 anos, conquistou o 1º lugar no curso de Educação Física, na Universidade Federal do Norte do Tocantins, também do Colégio Estadual Manoel Vicente de Souza. Na redação do Enem, ele conseguiu a nota 800. “Receber esse resultado foi espetacular, fruto do empenho e é realmente recompensador. Eu estudava bastante em casa e na escola, resolvia questões do Enem e fazia simulados. E o esforço vale”, destacou.
Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins
Joselia de Lima/Governo do Tocantins