Vestibular
04.09.2019Campo Grande (MS) - Estudantes do 3º ano do Ensino Médio das escolas estaduais de Corumbá e Ladário, estiveram reunidos, no último sábado (31.8), no auditório da Escola Estadual Dr. João Leite de Barros, para primeiro dia de aula do Curso intitulado: Literatura e Redação: Vestibular da UFMS e ENEM.
Evento, uma ação conjunta, sem ônus, promovido pela Coordenadoria Regional de Educação (CRE-3), em parceria com professores do Curso de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/CPAN) e escolas da Rede Estadual de Ensino (REE) de Ladário e Corumbá.
Dirigido aos estudantes do 3º ano do Ensino Médio das escolas públicas de Corumbá e de Ladário, o projeto visa apresentar, analisar e discutir as obras literárias que compõem a lista de leituras obrigatórias para o vestibular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e instrumentalizar os estudantes para a escrita de textos dissertativos. Os professores das escolas envolvidas neste projeto também participaram ativamente junto aos estudantes, propiciando diálogos e partilha de conhecimentos.
Essa ação da área de linguagens, intitulada de “Aulões”, será desenvolvida em mais 05 encontros, previstos para 14 de setembro, 28 de setembro, 05 de outubro e 26 de outubro. As aulas acontecem aos sábados, das 15h às 17h30 e conta com a participação de docentes lotados nas escolas que participam do referido projeto.
Neste sábado (31.8), mais de 150 estudantes tiveram aulas que foram divididas em duas partes: uma de orientações sobre Redação, com a professora Drª Adriana Vianna Postigo Paravisini (Língua Portuguesa e Linguística) e outra de apresentação, contextualização e análise da obra literária “Quincas Borba”, de Machado de Assis, pelo professor Dr. Dário Ferreira Souza Neto (Literatura Brasileira).
A CRE-3 disponibilizou, antecipadamente, material referente às aulas para acesso. Para assistir aos “Aulões”, as escolas disponibilizaram fichas de inscrições aos estudantes, reservando suas vagas com antecedência.
A programação dos “Aulões”, assim como a logística da ação ficaram sob responsabilidade da equipe pedagógica da CRE-3 e equipe de estudantes monitores, sob orientação das professoras Drª Regina Baruki e Drª Carina Duarte, da UFMS.
Texto: Adersino Junior – Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul