Estudantes de Almas participam da 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Física

Tocantins

26.11.2025

Os estudantes do Colégio Estadual Dr. Abner Araújo Pacini, de Almas, participaram neste sábado, 22, da 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP). Ao todo, 16 estudantes realizaram a prova, sendo 15 do Ensino Médio (1ª, 2ª e 3ª séries) e um do 9º ano do Ensino Fundamental. 

A avaliação busca incentivar a participação dos estudantes em atividades científicas, promovendo o interesse pela Física e pelas Ciências da Natureza, além de fortalecer o protagonismo juvenil e ampliar a aprendizagem por meio de experiências práticas e desafiadoras em uma competição nacional.

A diretora Marizete Cardoso destaca que o Colégio reconhece e valoriza a participação dos estudantes em eventos científicos de âmbito nacional. “Como gestora escolar, considero essencial criar oportunidades que estimulem a curiosidade científica e o desenvolvimento de novas habilidades”, reforçou.

Professor e aplicador da prova, Welton Luiz Cardoso conta que foi gratificante acompanhar os estudantes nesta segunda fase. “Eles participaram com dedicação e interesse, mostrando entusiasmo pelo desafio. Como professor aplicador, fico feliz em ver o esforço de cada um e em saber que uma experiência como essa ajuda a fortalecer ainda mais o gosto pela ciência e pela Física”.

Para a estudante Tainara Pereira, da 2ª sério do Ensino Médio, participar da segunda fase da OBFEP foi uma experiência muito importante. “Mesmo sendo no feriado prolongado, quis estar ali, porque sei o quanto isso acrescenta no meu aprendizado. A prova me desafiou, ampliou minha visão sobre a Física e me motivou ainda mais a continuar estudando. Fico feliz por representar minha escola em uma olimpíada nacional”, afirmou.

 

OBEFEP

A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP), organizada pela Sociedade Brasileira de Física, tem como um de seus objetivos, incentivar a participação dos estudantes em atividades científicas. 

Além da prova, a edição 2025 também abriu inscrições para o concurso de ilustrações, com o tema “Cientistas e Ideias da Física Quântica”, permitindo que cada estudante apresente até duas produções artísticas originais para possível uso no cartaz oficial da OBFEP 2026.

Gabriela Rossi/Governo do Tocantins