Tocantins
31.01.2025O resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), divulgado no último dia 27, trouxe alegria para muitos alunos da rede estadual, que foram aprovados em cursos superiores. E para oferecer mais oportunidades aos alunos, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), desenvolve o programa #TONOENEM, que oferta materiais específicos, aulas de redação, aulões e simulados.
Um desses estudantes que ficou feliz com o resultado do Sisu é Henrique de Sousa Pereira, 17 anos, que foi aprovado no curso de Engenharia Ambiental, da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Ele já tinha sido aprovado, por meio de vestibular, no curso de Engenharia Agrônoma, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), e foi destaque na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com a nota 920.
Henrique reside no Povoado Pedro Isaías, a 7 km de Tocantinópolis, e durante os três anos que cursou o ensino médio no Centro de Ensino Médio Girassol de Tempo Integral Darcy Marinho, ele utilizou o transporte coletivo e era um dos alunos mais pontuais, era o primeiro a chegar à escola e um dos últimos a sair.
O estudante Henrique está muito feliz com esse novo ciclo na vida. “É uma conquista. Sair da educação básica e ingressar direto na faculdade é uma grande mudança e, apesar dos desafios, estou animado para essa nova fase e para tudo que vou aprender ao longo do curso de Engenharia Agrônoma. A escola me apoiou muito e foi essencial para minha aprovação. Estudei no Darcy Marinho, uma instituição de ensino de excelência acadêmica, que me deu uma base forte. Além disso, estudar com o professor Raimundo Vaney fez uma diferença e me ajudou a melhorar a aprendizagem”, frisou.
Durante o ensino médio, Henrique aproveitou as oportunidades que a escola ofereceu. Ele participou das competições escolares científicas e coleciona cinco certificados conquistados na Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog), sendo dois deles adquiridos em eventos presenciais realizados em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro. Henrique também ganhou dois prêmios na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), sendo um deles, medalha de prata, conquistada em 2022, e com ela veio a oportunidade de participar do programa de Iniciação Científica Júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), durante um ano. Em 2024, ele também foi agraciado com a bolsa do CNPq, por ser destaque na Olimpíada de Foguete. E foi premiado oito vezes na escola como aluno destaque e jovem protagonista.
Outro estudante que está feliz é Maycon Michael Pereira da Silva, 17 anos, aprovado por meio do Sisu no curso de licenciatura em Matemática, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), Câmpus de Sorocaba, SP. Ele também foi destaque na redação do Enem com a nota 920.
“Eu sempre gostei de Matemática, era a área que eu me destacava e posso dizer que a escola me preparou para conseguir uma vaga em cursos superiores”, contou. Maycon foi um estudante que deu exemplos de superação e atuou como jovem protagonista no Clube de Protagonismo Monteiro Lobato do Centro de Ensino Médio Girassol de Tempo Integral Darcy Marinho.
Já o estudante Guilherme Gomes Duarte, 18 anos, que cursou o ensino médio na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, em Palmas, foi aprovado pelo Sisu, no curso de Engenharia Elétrica, na Universidade Federal do Tocantins, mas como desejar cursar Medicina, ele já começou uma rotina de estudos para as próximas provas.
Escola Estadual Brigadeiro Felipe
Na Escola Estadual Brigadeiro Felipe, localizada em Arraias, sete estudantes conseguiram aprovação em cursos superiores por meio do Sisu, entre eles estão: Aline Rodrigues da Silva, Ana Clara dos Santos Gomes e Maria Madureira Gomes, que foram aprovadas no curso de Turismo Socioambiental e Patrimonial, da Universidade Federal do Tocantins, Câmpus de Arraias.
A estudante Aline tem 18 anos e disse que está muito feliz com a conquista. “É muito gratificante, já que estarei mais próxima dos meus objetivos”, ressaltou. Ela conta que estudava pela manhã e à tarde sempre reservava horas para continuar os estudos.
Compromisso com a educação
A gerente do Ensino Médio da Seduc, Iane Dias de Oliveira, lembrou o compromisso do Governo do Tocantins com a educação. “A rede estadual tem se dedicado a oferecer um ensino de qualidade, com programas como o #TONOENEM, que prepara os estudantes para os desafios do Enem e dos vestibulares. Ver nossos alunos conquistando vagas nas melhores universidades e aproveitando as oportunidades de acesso ao ensino superior é uma prova do impacto positivo dessa preparação em nosso Estado. Estamos muito orgulhosos com as conquistas e seguimos trabalhando para oferecer ainda mais oportunidades aos nossos estudantes”, afirmou Iane.
Edição: Fábio Almeida/Governo do Tocantins
Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins
Joselia de Lima/Governo do Tocantins