Rio de Janeiro
02.11.2023Às vésperas do Enem, os alunos da rede estadual de ensino estão se preparando para as provas com toda a documentação pronta para o grande dia. Nesta semana, os estudantes que tinham pendência em seus documentos receberam suas identidades nas unidades escolares através de uma ação do programa “Seeduc + Perto”, realizado pela Secretaria de Estado de Educação, em parceria com o Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran-RJ).
Por meio deste projeto, os estudantes puderam solicitar novos documentos ao Detran-RJ, como RG, fundamental para o Enem. A Fundação Leão XIII isentou os alunos do pagamento de taxas, enquanto a Secretaria de Estado de Trabalho e Renda promoveu o encaminhamento deles para o programa “Jovem Aprendiz”.
A subsecretária de Gestão Administrativa da Seeduc, Erika Rangel, comemorou o resultado desta iniciativa, que beneficiou vários estudantes.
– Atitudes como essa fazem a diferença na vida das pessoas. O “Seeduc + Perto” é uma iniciativa de muito sucesso do governador Cláudio Castro. Educação é transformação e oportunidade, e queremos oportunizar tudo isso para que nossos alunos saiam mais realizados. É um ato de cidadania – comentou a subsecretária.
A entrega da documentação aconteceu nesta segunda-feira, dia 30, no Colégio Estadual Chico Anysio, no Andaraí, e nesta terça-feira, dia 31, no Colégio Estadual Olavo Bilac, em São Cristóvão, e no Colégio Estadual José Leite Lopes - Oi Nave, também no Andaraí.
Miguel Veiga, de 17 anos, aluno da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Chico Anysio, festejou a entrega do documento.
– Isso está sendo maravilhoso. Eu fiquei muito aliviado por ter tido essa facilidade para a retirada da minha identidade, antes do Enem, para que eu consiga fazer a prova. Eles vieram aqui na escola, fizemos tudo, com foto e identificação da digital. Em menos de duas semanas, vieram entregar o documento – contou Miguel.
Sara Vitória, 17 anos, aluna da 3ª série do Ensino Médio da mesma escola, também celebrou a possibilidade de fazer a documentação na própria unidade.
– Facilitou muito, porque eu tinha perdido a minha identidade. Não precisamos pagar nada. Eles vieram aqui no colégio e, após duas semanas, retornaram com meu documento pronto – relatou a estudante.
Ana Clara Fernandes, de 17 anos, que cursa a 2ª série do Ensino Médio do Colégio Chico Anysio, também comemorou a ação do “Seeduc + Perto”.
– Me ajudou muito, porque eu teria que ir ao Detran, e eu moro um pouquinho longe. Com essa documentação, vou conseguir fazer o Enem direitinho, levar os documentos, tudo certinho. Gostei bastante do projeto, muito fácil e muito prático – concluiu Ana Clara.
Foto: Weslley Barbosa - Seeduc-RJ