Tocantins
12.03.2025Três estudantes da rede estadual do Tocantins foram eleitos para representar o estado na etapa nacional do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) 2025. Samárlly Nunes Milhomem, Expedito Plínio Araújo e Maria Francisca de Oliveira Sousa conquistaram, respectivamente, o 1º, 2º e 3º lugar e seguem para Brasília, onde disputarão uma vaga na etapa internacional. O encontro acontece entre 27 e 29 de maio.
Os eleitos participarão de uma cerimônia de posse e curso de formação em Brasília, onde serão escolhidos um titular e dois suplentes por estado. Durante o mandato de dois anos, os estudantes construirão a Declaração do Parlamento Juvenil e discutirão soluções para desafios ambientais e sociais. O estudante selecionado para a etapa internacional representará o Brasil no evento em Foz do Iguaçu, entre 11 e 13 de agosto de 2025.
Os projetos
Para participar da eleição estadual do PJM, os estudantes tiveram que produzir um vídeo com o tema desta edição do programa, que é “A integração regional e as mudanças climáticas”. Os vídeos foram avaliados conforme os critérios de originalidade, relevância para a comunidade escolar e viabilidade de execução. Posteriormente, os selecionados passaram por eleição por voto popular.
A estudante tocantinense mais votada, Samárlly Milhomem, da Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Presidente Costa e Silva, de Gurupi, conquistou o primeiro lugar com o projeto “Integração Regional e Mudanças Climáticas”. A jovem explica que seu projeto tem grande importância, pois abre espaço para o diálogo sobre temas importantes para a juventude e a sociedade. “Estou muito honrada e orgulhosa. Meu projeto teve como base o desenvolvimento sustentável fundamentado nos três planos essenciais para a nossa vida: social, econômico e ambiental. Tenho grandes expectativas para a próxima etapa, espero aprofundar as discussões, ampliar minha rede de conexões e continuar aprendendo com os demais participantes”, enfatizou.
Para a sua orientadora, a professora Milian Pereira Santana, a participação dos estudantes em projetos científicos e educacionais vai muito além do aprendizado em sala de aula. “Eu tive a honra de orientar a Samárlly e acompanhar sua trajetória. A pesquisa dela abordou com profundidade uma temática urgente e relevante, demonstrando como a cooperação regional pode ser uma ferramenta poderosa na luta contra os impactos das mudanças climáticas”, completou.
Em segundo lugar, com o projeto “Integração Regional e as Mudanças Climáticas: Unindo Forças para um Futuro Sustentável”, o estudante Expedito Plínio, do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco, de Nazaré, pontua que está animado para compartilhar ideias e lutar por um espaço escolar cada vez mais participativo. “Desde o início mergulhei nesse projeto com o desejo de trazer um olhar mais jovem e engajado para as questões climáticas e para a integração regional. Ser selecionado é uma oportunidade de levar a voz dos estudantes tocantinenses para um espaço de debate tão relevante”, destacou.
O professor e orientador do projeto, Gercione Pereira Soares, revela que o sentimento de acompanhar e orientar o trabalho do estudante Expedito é de muita alegria e satisfação. “Agora, vencida mais uma etapa, aumenta ainda mais nossa responsabilidade e fico ainda mais feliz por ele, por nossa escola e por todo o trabalho que tem sido desenvolvido. Esse tipo de ação fortalece a identidade e participação juvenil dos nossos estudantes. Digo sempre que eles só precisam, entre outras coisas, de apoio, e que acreditemos em suas capacidades e é isso que tenho tentado fazer”, ressaltou.
A estudante Maria Francisca de Oliveira, da Escola Estadual Deoclides Muniz, de Almas, conquistou o terceiro lugar na competição, com o projeto “Saberes Tradicionais de Comunidades Quilombolas e Clima: Diálogo e Integração Para um Futuro Sustentável”. “Estou muito feliz com a notícia de que passei para a etapa nacional, pois sei que isso será uma experiência especial e única. Sinto-me muito agradecida a todos que depositaram seu voto em mim e me incentivaram”, afirmou.
De acordo com a professora e orientadora do projeto, Jessica Fernanda, “orientar a Maria Francisca e vê-la sendo eleita foi essencial para reforçar a minha crença na educação como ferramenta de transformação. Estamos ansiosos para acompanhar essa nova fase de sua jornada e torcendo para que ela represente bem o nosso estado”, completou.
Parlamento Juvenil do Mercosul
O Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) é uma iniciativa do Setor Educacional do Mercosul (SEM), um espaço de coordenação das políticas educacionais que reúne os membros e associados do Mercosul, com o objetivo de proporcionar aos estudantes de redes públicas dos países membros e associados um espaço de encontro e diálogo, incentivando o protagonismo juvenil e a elaboração de propostas sobre temáticas de interesse comum.
Após a etapa nacional, em Brasília, os 27 estudantes selecionados para representar cada estado e o Distrito Federal devem construir a Declaração do Parlamento Juvenil, propondo soluções para desafios ambientais e sociais, durante um mandato de dois anos, além de representar o Brasil na etapa internacional do PJM, em Foz do Iguaçu, que acontecerá entre os dias 11 e 13 de agosto de 2025.
Edição: Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins
Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins
Gabriela Rossi/Governo do Tocantins