Rio Grande do Norte
01.02.2024A divulgação dos resultados do Sistema de Seleção Unificada (SISU) revelou os bons resultados dos estudantes da rede estadual de educação. Este ano, diversos estudantes da rede estadual foram aprovados em universidades públicas, marcando um momento histórico na educação pública.
Por todo o Rio Grande do Norte, escolas estaduais parabenizaram seus estudantes, e essas comemorações são acompanhadas por histórias de dedicação e muito estudo.
“Estou muito feliz com o meu resultado. Tive a sorte de estudar em uma escola como o CEEP Professora Djanira Brasilino de Souza e contar com professores excelentes. Unindo isso ao meu esforço e dedicação, consegui chegar onde estou”, compartilha William Matias, estudante que foi aceito para cursar Publicidade e Propaganda na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A sua escola pertence à 1ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (DIREC), sediada em Natal.
A Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer tem realizado amplo conjunto de ações que visam proporcionar aos estudantes um ambiente propício para o estudo e alcance de seus objetivos.
"A dedicação dos nossos professores e o comprometimento dos nossos estudantes são verdadeiramente inspiradores. Estamos extremamente orgulhosos de todos os que alcançaram esse feito notável", afirma a professora Socorro Batista, secretária de Educação do RN.
“Essa conquista não apenas valida o potencial dos estudantes da rede estadual, mas também destaca a importância fundamental da Educação do RN na promoção da igualdade de oportunidades e no desenvolvimento de talentos”, conclui a secretária.
O número total de estudantes aprovados está sendo apurado pela SEEC. Esses dados são informados pelas escolas para as unidades regionais das diretorias de ensino e enviados ao órgão central.
Os educadores da rede estadual também foram fundamentais nesse sucesso, proporcionando suporte acadêmico e orientação aos alunos. Essa conquista é um testemunho da dedicação desses profissionais, que desempenham um papel crucial no desenvolvimento acadêmico e pessoal de seus alunos.
As inscrições no SISU foram realizadas de 22 a 25 de janeiro e as matrículas acontecerão do dia 2 a 7 de fevereiro. Até o dia 7 de fevereiro, estudantes não selecionados devem manifestar interesse em participar da lista de espera.
O SISU é um sistema eletrônico gerido pelo Ministério da Educação para as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil. O sistema executa a seleção dos estudantes com base na média da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos e o perfil socioeconômico para a Lei de Cotas.