Pará
17.12.2025
Estudantes da rede estadual foram premiados pelo Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA) durante o 4º Concurso de Redação do projeto “Justiça na Escola” – Especial COP30, iniciativa que aproxima o Judiciário da comunidade escolar e promove reflexões sobre temas de grande relevância social. O evento aconteceu na manhã desta terça-feira, 16, no salão nobre do Tribunal.
Cerca de 120 estudantes da 2ª série do ensino médio das escolas estaduais Marechal Cordeiro de Farias, Albanízia de Oliveira Lima e Lauro Sodré participaram do projeto, que teve início em março deste ano.
Para a diretora da Escola Estadual Marechal Cordeiro de Farias, Trícia Amoras, a iniciativa fortalece o protagonismo juvenil. “É uma participação valiosa para cada estudante e para a própria escola, porque é a oportunidade de expandir o protagonismo juvenil. Eles se sentem valorizados e contemplados. Essa parceria da escola com o Tribunal de Justiça já vem dando certo há algum tempo e permite que os alunos projetem seus sonhos de vida a cada participação e a cada ação que o TJ promove junto à escola.”
Ao longo do projeto, os estudantes participaram de palestras e debates sobre meio ambiente, fake news, cyberbullying e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), além de vivenciarem a prática do júri simulado, no qual atuaram como jurados, juízes, promotores, advogados e testemunhas em casos hipotéticos. O percurso formativo foi concluído com o concurso de redação, que premiou os melhores textos e suas respectivas escolas.
O secretário de Administração do TJPA, Maurício Crespino Gomes, destacou a importância de aproximar o Judiciário da sociedade desde a formação dos jovens.
“Trazer os estudantes para conhecer um pouco do dia a dia do Judiciário é fundamental. O Judiciário tem a missão de estar cada vez mais próximo da sociedade, mostrando sua atuação e o benefício que entrega como serviço público. Essa vivência forma adultos mais conscientes de seus direitos e deveres, contribuindo para uma sociedade mais justa, igualitária e desenvolvida.”
Destaques do júri simulado - Durante o júri simulado, realizado ao longo do ano nas escolas, estudantes também foram reconhecidos pelo desempenho e envolvimento. O prêmio de melhor desempenho foi concedido aos estudantes:
Daniele Vitória dos Santos, no papel de promotora – Escola Albanízia de Oliveira Lima
Yan Silvia do Nascimento, no papel de promotor – Escola Lauro Sodré
Arthur de Aquino dos Anjos, no papel de testemunha – Escola Cordeiro de Farias
Premiação do concurso de redação - Os três melhores textos do concurso de redação foram:
1º lugar – Robert Eduardo Queiroz, da Escola Albanízia de Oliveira Lima
2º lugar – Arthur Alves Paixão e Silva, da Escola Lauro Sodré
3º lugar – Daniele Vitória dos Santos, da Escola Albanízia
Vencedor do concurso, o estudante Robert Eduardo Queiroz celebrou o reconhecimento e a experiência vivida. “Estou muito feliz por ser premiado e, principalmente, por ter participado desse projeto, que foi muito importante para mim e para todos os alunos. O tema sobre o meio ambiente foi super necessário, ainda mais no momento que o nosso estado viveu. Esse projeto me ajudou a entender o quanto nós, jovens, somos importantes no combate às emergências climáticas.”
Premiada em dose dupla, a estudante Daniele Vitória dos Santos, da Escola Albanízia, celebrou as conquistas. “Eu me sinto eufórica, muito feliz. Não esperava receber duas premiações no mesmo dia. É um grande reconhecimento do meu esforço, principalmente porque tenho dificuldades de concentração. Essa premiação mostra que todo o esforço vale a pena.”
Com a conquista do primeiro lugar, a Escola Estadual Albanízia de Oliveira Lima também foi premiada, Representando a unidade, a professora de Redação e Língua Portuguesa, Sueane Freitas, ressaltou a relevância da iniciativa.
“É um projeto fantástico porque aproxima os alunos do Poder Judiciário, que muitas vezes parece distante. Além disso, promove a reflexão sobre questões sociais importantes. Este ano, com o tema das questões climáticas e a inovação do júri simulado, os estudantes ficaram ainda mais motivados.”
Criado pelo TJPA em 2022 e institucionalizado pela Portaria nº 2.831/2022, o projeto “Justiça na Escola” é conduzido pela Divisão de Biblioteca do Tribunal e tem como objetivo aproximar a Justiça da comunidade escolar, promovendo educação cidadã e reflexões sobre temas de grande impacto social.
Por Ivana Barreto (SEDUC)