Estudantes da rede estadual conquistaram medalhas de ouro na Olimpíada Nacional de Ciências

Tocantins

10.10.2024

Na mais recente edição da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), estudantes da rede estadual do Tocantins alcançaram importantes resultados ao conquistarem quatro medalhas de ouro. A ONC, que faz parte do Programa Ciência na Escola, é organizada por várias Sociedades Científicas brasileiras e destina-se a estudantes do Ensino Médio e do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental.

O Instituto Presbiteriano Educacional e Social (IPES), em Palmas, foi o exemplo de escola que participou da olimpíada. Ao todo, 48 estudantes do IPES, do 6º ao 9º ano, participaram. A primeira etapa, realizada de forma online em agosto, contou com o apoio da professora Luíza Bangoim Leal , coordenadora de área, responsável pela aplicação das provas e pelo treinamento dos estudantes. 

Após a conclusão da segunda etapa da ONC, realizada em setembro, o resultado foi divulgado no dia 5 de outubro. Entre os premiados, o aluno William Davi Gonçalves Coelho, do 7º ano, foi condecorado com medalha de ouro.

O estudante compartilhou sua experiência em participar. “É a primeira vez que participo da Olimpíada Nacional de Ciências e fiquei muito feliz com o meu resultado. Pretendo participar das outras edições para aprender ainda mais”, relatou William.

A professora Luíza Bangoim Leal destacou a importância dessas iniciativas para a formação dos alunos. “A ONC é uma excelente oportunidade aos estudantes que têm maior interesse e habilidades em certas áreas, dessa forma descobrimos novos talentos. Além disso, oportuniza para nossos estudantes se aprofundarem no conhecimento científico e desenvolverem habilidades fundamentais para o futuro”, afirmou.

Além da capital, outras escolas foram destaques na categoria ouro: Escola Estadual Manoel Gomes da Cunha, Escola Estadual São Pedro, Colégio Estadual  Desembargador Virgílio de Melo Franco. Já na categoria prata,  a Escola Paroquial Luiz Augusto conquistou 1 medalha e o Colégio Estadual Desembargador Virgílio de Melo Franco ganhou 1 medalha de bronze.

As unidades escolares de Almas, Araguaína, Cariri, Cristalândia, Gurupi, Palmas e Fortaleza do Tabocão receberam  menções honrosas pela participação dos estudantes na ONC.

Edição: Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Ruthy Soares/Governo do Tocantins

Anne Deise Lopes/Governo do Tocantins