Tocantins
10.10.2024Na mais recente edição da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), estudantes da rede estadual do Tocantins alcançaram importantes resultados ao conquistarem quatro medalhas de ouro. A ONC, que faz parte do Programa Ciência na Escola, é organizada por várias Sociedades Científicas brasileiras e destina-se a estudantes do Ensino Médio e do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental.
O Instituto Presbiteriano Educacional e Social (IPES), em Palmas, foi o exemplo de escola que participou da olimpíada. Ao todo, 48 estudantes do IPES, do 6º ao 9º ano, participaram. A primeira etapa, realizada de forma online em agosto, contou com o apoio da professora Luíza Bangoim Leal , coordenadora de área, responsável pela aplicação das provas e pelo treinamento dos estudantes.
Após a conclusão da segunda etapa da ONC, realizada em setembro, o resultado foi divulgado no dia 5 de outubro. Entre os premiados, o aluno William Davi Gonçalves Coelho, do 7º ano, foi condecorado com medalha de ouro.
O estudante compartilhou sua experiência em participar. “É a primeira vez que participo da Olimpíada Nacional de Ciências e fiquei muito feliz com o meu resultado. Pretendo participar das outras edições para aprender ainda mais”, relatou William.
A professora Luíza Bangoim Leal destacou a importância dessas iniciativas para a formação dos alunos. “A ONC é uma excelente oportunidade aos estudantes que têm maior interesse e habilidades em certas áreas, dessa forma descobrimos novos talentos. Além disso, oportuniza para nossos estudantes se aprofundarem no conhecimento científico e desenvolverem habilidades fundamentais para o futuro”, afirmou.
Além da capital, outras escolas foram destaques na categoria ouro: Escola Estadual Manoel Gomes da Cunha, Escola Estadual São Pedro, Colégio Estadual Desembargador Virgílio de Melo Franco. Já na categoria prata, a Escola Paroquial Luiz Augusto conquistou 1 medalha e o Colégio Estadual Desembargador Virgílio de Melo Franco ganhou 1 medalha de bronze.
As unidades escolares de Almas, Araguaína, Cariri, Cristalândia, Gurupi, Palmas e Fortaleza do Tabocão receberam menções honrosas pela participação dos estudantes na ONC.
Edição: Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins
Revisão Textual: Ruthy Soares/Governo do Tocantins
Anne Deise Lopes/Governo do Tocantins