Tocantins
29.04.2026
Estudantes da rede estadual de ensino do Tocantins conquistaram medalhas na Olimpíada Brasileira de Geopolítica (OBGP), competição voltada a alunos da educação básica, do 6º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, incluindo o 4º ano técnico e as modalidades da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A iniciativa tem como objetivo estimular o pensamento crítico, a compreensão global e a análise de cenários internacionais entre os participantes.
Os alunos destaque são da Escola Estadual João XXIII, em Riachinho, do Colégio Estadual Dom Orione (CEDO), em Tocantinópolis; Colégio Militar do Tocantins – Unidade Otacílio Marques Rosal, em Cristalândia; Colégio Estadual Írio de Oliveira Souza, Colégio Estadual São Miguel, Colégio Estadual Manoel Vicente de Sousa, Escola de Tempo Integral (EGTI) Augustinópolis, e Escola Estadual Manoel Estevão, na regional de Araguatins.
O Colégio Estadual Írio de Oliveira Souza, Colégio Estadual Manoel Vicente de Sousa (CEMVS), Colégio Estadual São Miguel, EGTI Augustinópolis e a Escola Estadual Manoel Estevão, em Araguatins, conquistaram 45 premiações no total, sendo duas medalhas de ouro, 3 de prata, 13 de bronze e 27 honras ao mérito. Os estudantes da regional de Paraíso do Tocantins também se destacaram em diferentes categorias, levaram para casa 17 prêmios. Em Tocantinópolis, o Colégio Dom Orione conquistou 2 medalhas de bronze e 4 honra ao mérito. A regional de Araguaína também se destacou com honra ao mérito.
A estudante Ana Cleide Moreira, da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Dom Orione, se orgulha da conquista. “É uma conquista que vai ficar marcada na minha vida, no futuro, vou poder dizer que participei de uma olimpíada e ganhei uma medalha. É muito bom quando a gente se dedica e consegue ver resultados”, diz. Além de Ana Cleide, os estudantes Gustavo Pereira e Luís Henrique Costa, também do Colégio Dom Orione, conquistaram um certificado de honra ao mérito pela participação na OBGP.
A professora Maria Izabel de Alencar revela que sempre foi um desejo ver seus alunos participarem de uma oportunidade de testar seus conhecimentos geopolíticos adquiridos durante sua aula. “Foi feito um acompanhamento do processo de orientação dos mesmos para que estivessem prontos e realizassem a prova com tranquilidade e muita confiança, já que a maioria das temáticas foram debatidas durante nossas aulas”, destacou.
Revisão Textual: Enedino Rodrigues Benevides Neto/Governo do Tocantins
Maria Eugênia Melo/Governo do Tocantins