Pernambuco
18.10.2024Estudantes da Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio (Erefem) Joaquim Xavier de Brito, no Recife, realizaram, nesta quarta-feira (16), uma ação socioambiental de combate à dengue e demais arboviroses. A ação aconteceu no bairro da Iputinga, Zona Oeste, contando com a participação dos alunos que atuam no projeto “Nós Propomos!” e agentes de saúde ambiental e controle de endemias da Vigilância Ambiental do Recife (Distrito 4).
Durante a realização da ação, os estudantes atuaram como “educadores ambientais” junto à comunidade, mostrando o que deve ou não ser feito para que os focos do mosquito da dengue sejam eliminados. No mesmo instante, os agentes de saúde visitaram as moradias e estabelecimentos a fim de encontrar e eliminar os possíveis criadouros dos mosquitos.
“Os estudantes são os protagonistas em todos os processos dessa ação, desde a identificação da problemática na comunidade, passando pelo planejamento até a proposta de solução ou minimização do problema”, destacou o professor de geografia e organizador da ação, Vicente Natanael.
O “Projeto Nós Propomos! Pernambuco” é desenvolvido através da parceria entre Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio do Laboratório de Ensino de Geografia e Profissionalização Docente (LEGEP/UFPE) e as escolas públicas estaduais da Gerência Regional de Educação (GRE) Recife Sul.
Para a estudante Maria Clara, essa ação vai ajudar a despertar a consciência da comunidade para o combate às arboviroses. “Ações como essa, realizadas em parceria com os agentes públicos, são importantes, pois nos possibilitam aprender muito sobre a prevenção contra o mosquito da dengue e conscientizar à sociedade sobre os cuidados que devemos ter para evitar a proliferação dessas larvas”, pontuou.