Mato Grosso do Sul
22.11.2023Estudantes da etnia Terena da Escola Estadual Indígena de Ensino Médio Pastor Reginaldo Miguel – HOYENOO, que oferta ensino em tempo integral, na aldeia Lagoinha no município de Aquidauana, receberão bolsas de estudos e iniciação científica da FUNDECT - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul - PICTEC MS III.
Para a conquista da escola, o professor do curso técnico de Agroecologia Dr. Elison Floriano Tiago concorreu a uma vaga com o projeto intitulado “Etnoconhecimento Meliponicultura na Escola Estadual Indígena Pastor Reginaldo Miguel HOYENOO, Aquidauana MS”, ficando em 9º lugar na classificação geral no estado de Mato Grosso do Sul.
“Será a primeira vez, desde a existência da escola, que estudantes ganharão financiamentos de bolsas de estudos para fazer pesquisa. A escola precisava disso, infelizmente apenas quatro serão beneficiados, acredito que esta conquista abrirá as portas para mais incentivos aos professores da unidade começar a se inscrever”, pontuou o diretor Luiz César de Souza Cardoso.
O programa irá beneficiar quatro estudantes do 2° ano do ensino médio com bolsas de R$ 400,00 cada, sendo eles, Breno Delfino Vicente, Damaris Luiz Pereira, Noeslene Francisco Pio da Silva e Valdenilson André Salustiano e o professor com R$ 800,00. Essas bolsas terão duração de 12 meses. Seremos a primeira escola estadual a ter essa pesquisa envolvendo abelhas sem ferrão, estamos feliz com esta conquista, nós da direção, cacique Leveson e liderança, agradecemos e parabenizamos o professor Elison pela disposição em concorrer nesse projeto pela escola que contemplará nossos estudantes, tanto na parte financeira como em conhecimento”, finaliza diretor Luiz César.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar