Estudantes da EE Professora Nair Palácio de Souza participam de aula prática de “Anatomia de Aves”

Mato Grosso do Sul

01.10.2024

Os estudantes da unidade curricular I Teoria e Prática, da Escola Estadual Professora Nair Palácio de Souza, em Nova Andradina, participaram da  aula prática de Anatomia de Aves: Uma Abordagem Direta ao Conhecimento.

“O aprendizado se torna ainda mais eficaz quando unimos teoria e prática! Nossas aulas proporcionam uma experiência completa, onde os alunos não apenas estudam conceitos fundamentais, mas também aplicam esse conhecimento em atividades práticas”, menciona diretora Danielly Cristiny Sakate Bernegozzi Rueda.

A compreensão da anatomia das aves é fundamental entender o funcionamento das estruturas que permitem que esses animais possam voar e permanecer sob a chuva sem se molharem e com isso estarem sempre aptas a realizar seus voos mesmo em climas desfavoráveis. Nas aulas práticas de anatomia de aves, os alunos têm a oportunidade de explorar em detalhes a estrutura interna e externa dessas espécies, proporcionando um aprendizado visual e experiencial que vai além dos livros.

Durante a aula, os estudantes têm contato direto com as principais características anatômicas das aves, como o sistema esquelético leve e adaptado ao voo, a estrutura das asas, e o funcionamento dos órgãos respiratórios e digestivos. Sob a orientação da professora Karina, os alunos participam de dissecações supervisionadas e análise de modelos anatômicos, permitindo uma compreensão profunda das adaptações evolutivas que permitem às aves dominar os céus.

A abordagem prática, não apenas complementa o estudo teórico, mas também possibilita que os alunos desenvolvam habilidades críticas, como a observação detalhada, o manuseio adequado dos materiais e a aplicação do conhecimento na prática em laboratório. “Ao final da aula, os estudantes saem com uma visão mais clara e completa sobre a anatomia das aves e as funções de cada sistema, o que lhes fornecem maior conhecimento e informações sobre este grupo de animais”, finaliza professora Karina.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar