Estudantes da Escola Estadual Orcírio Thiago de Oliveira participam da 4ª Feira Científica, Tecnológica e Educacional

Mato Grosso do Sul

10.07.2023

A Escola Estadual Orcírio Thiago de Oliveira, localizada na Vila Progresso, em Campo Grande, promoveu, no dia 21 de junho, a IV Feira Científica, Tecnológica e Educacional, OTOFEC. A Feira recebeu trabalhos dos estudantes do Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Programa Nacional de Inclusão de Jovens – MEC (ProJovem), que foram desenvolvidos na escola sob orientação dos professores e mediação do professor coordenador de Práticas Inovadoras (PCPI), Rafael do Prado Apparecido.

Esta atividade faz parte das ações do projeto Pesquise OTO, que visa o exercício da curiosidade intelectual, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar possíveis soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas, possibilitando o desenvolvimento de atividades inovadoras.

O tema da proposta foi: “Mulheres como Protagonistas das Ciências”, que buscou destacar o protagonismo da Mulher na sociedade mundial e destacar “as histórias das mulheres”, conforme Lei N. 6.060, de 29 de maio 2023, que inclui como conteúdo transversal no currículo das escolas estaduais do Estado de Mato Grosso do Sul.

As histórias das mulheres são muitas vezes omitidas, como ficou evidenciada pela fala da aluna, Nawaly Vitória Santos de Barros, “eu nunca vi uma mulher preta tão importante quanto a Flavina Maria da Silva”, que foi quem iniciou aulas no local que, posteriormente, tornou-se a EE Orcírio Thiago de Oliveira. Outrossim, os trabalhos dos alunos da educação especial inclusiva foram importantes para a feira.

“Neste sentido é possível observar que a educação inclusiva trouxe benefícios tanto acadêmicos quanto sociais para alunos com deficiência e, também, para toda comunidade escolar. Essa interação desenvolve a empatia, a solidariedade, bem como o respeito à diversidade humana”, destaca, professora da Sala de Recursos Multifuncionais Rozielia Lopes Barreto Portilho.

A feira contou com o importante apoio e incentivo dos coordenadores pedagógicos Rita Angélica Pereira Cruz Del Corso, Carlos Eduardo Pereira, Ricardo Grassi Martins, Sônia Cristina Poltronieri Mendonça, além dos gestores Isaque Woudneuf Dutra e Nivaldo Alves de Souza Marques e, por fim, da importante contribuição do custeio dos painéis, pela empresa Saúde Fácil. 

Os trabalhos apresentados na feira foram avaliados pela professora doutora Rozana Valentim, e pela professora doutoranda Nátali Bozzano Nunes, conforme previsto em edital OTOFEC 2023. Todos os participantes receberão certificados e os mais bem classificados receberão premiações.

Para os próximos passos, estes trabalhos seguem em desenvolvimento, após as contribuições valorosas das avaliadoras, e podem ser apresentados na 13ª FETEC MS e na 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e, também, podem ser publicados na forma de artigos em suas devidas áreas do conhecimento.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar.