Pernambuco
17.05.2018Nesta quarta-feira (16), estudantes com necessidades especiais do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) Valdemar de Oliveira, no Recife, participaram, pela primeira vez, de uma competição de Jogos Internos. Essa experiência foi possível devido a uma parceria firmada com o Colégio Helena Lubienska, localizada no bairro da Torre. Na ocasião, os estudantes atletas da terceira fase da modalidade EJA participaram das competições nas categorias bocha, goalball e voleibolão. A iniciativa surgiu na intenção de melhorar, integrar e dinamizar as atividades pedagógicas.
A partida teve a finalidade de fazer com que os estudantes vivenciassem uma competição com o grande objetivo de participação. Com essas atividades, os estudantes que possuem deficiência auditiva e intelectual tiveram uma oportunidade de socialização com os estudantes do colégio que também participaram do evento esportivo. As competições não tiveram caráter competitivo, mas sim de participação e integração entre os envolvidos.
De acordo com professor de educação física e idealizador da ação, Gustavo Leite, essa participação tem um efeito mágico nesse grupo, tanto na parte física e fisiológica, quanto na parte social. “Foi uma festa de alegria, aprendizado, troca de conhecimento e vivência dos valores agregados à prática esportiva. Tudo a partir dessa visita e participação nos jogos, que a princípio é tão simples, mas tão rico para eles”, comemora.