Estudantes bolsistas da Escola Estadual Floriano Viegas Machado são premiadas na FECIGRAN/IFMS

Mato Grosso do Sul

08.11.2023

As estudantes Eduarda Santos Orrigo e Maria Eduarda Silva da Escola Estadual Floriano Viegas Machado, de Dourados, bolsistas do PICTECT/FUNDECT (Programa de Iniciação Científica e Tecnológica de Mato Grosso do Sul da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de MS) participaram da FECIGRAN/IFMS (Feira de Ciência e Tecnologia da Grande Dourados, do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul).

A apresentação correspondeu ao trabalho desenvolvido ao longo do período de outubro de 2022 a setembro de 2023, correspondente a vigência do edital FUNDECT n.15/2022 – PICTEC MS. O trabalho apresentado é fruto do projeto “O patrimônio cultural em Dourados através de um website: cidade, cultura e história”.

Durante o evento as bolsistas puderam expor suas experiências com atividade de pesquisa desenvolvidas no ensino médio, trocar ideias e aprimorar seu desempenho junto ao público. Além de pôster, foram expostos a bibliografia básica, algumas das fontes históricas levantadas acerca do patrimônio cultural em Dourados, parte das atividades realizadas através do caderno de campo, resumo expandido e relatório. 

Após a apresentação e avaliação, o trabalho destacou-se em duas categorias: o 1º lugar em “melhor relatório” e o 4º lugar na área de Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas, Linguística e Artes.

Cabe lembrar que o projeto “O patrimônio cultural em Dourados através de um website: cidade, cultura e história” terá continuidade, com novo custeio e apoio do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica de Mato Grosso do Sul da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de MS, durante o período de outubro de 2023 a setembro de 2024. Este contará com as bolsistas Maria Eduarda Silva, Giovanna Gaspar Casanova e Stéfany Santos Batagliotti. “Cabe lembrar que este é o terceiro projeto que a professora coordenadora Márcia Bortoli Uliana submete e é aprovado pelo edital  do programa”, menciona gestor Julio Cezar dos Santos.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar.