Estudantes baianos protagonizam ações socioambientais no Dia Mundial do Meio Ambiente

Bahia

05.06.2019

No Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), estudantes de escolas da rede estadual participaram de uma série de atividades comemorativas e ações socioambientais, entre as quais caminhadas, mostras, palestras e oficinas. No Colégio Estadual Kleber Pacheco de Oliveira, em Lauro de Freitas, por exemplo, a comunidade escolar realizou uma passeata pelas ruas do bairro de Portão para chamar a atenção sobre questões ambientais, como a sustentabilidade dos rios, e a respeito da valorização da vida humana. O replantio de árvores nativas na reserva Santa Cruz do Monte, no município de Mairi, feito pelos estudantes do 3º ano do Colégio Estadual Abelardo Moreira, também marcou a celebração da data internacional. 

A estudante Daniele Ramada, 17, 3º ano, do Kleber Pacheco, falou da importância da ação pelas ruas de Lauro de Freitas. “Aproveitamos o Dia Mundial do Meio Ambiente para fazermos uma caminhada com o objetivo de sensibilizar a população para a valorização da vida, bem como para a necessidade de nos conscientizarmos sobre a preservação do planeta, a começar pelos nossos rios, que correm o risco de sumir por conta da poluição causada por nós mesmos, que jogamos dejetos no seu leito”. A colega Ludmila de Souza, 18, completou: “Temos que nos conscientizar que precisamos preservar os rios, bem como a vida humana e animal”.   

Para o professor de História, Paulo César Pinheiro, a escola cumpre um papel social ao chamar a atenção das comunidades interna e externa sobre a importância de cuidar do meio ambiente como um bem necessário à vida. “A caminhada foi uma forma de mostrar à população a preocupação da escola em promover a conscientização sobre a necessidade de, por exemplo, cuidar dos rios da região, que estão degradados, visando a preservação da vida, do planeta. Esta ação teve um foco especial na população ribeirinha, para que ela não descarte lixo nos rios”.

O replantio de árvores nativas na reserva Santa Cruz do Monte, no município de Mairi, também chamou a atenção no Dia Mundial do Meio Ambiente. A diretora Sara Souza relatou que os 107 estudantes do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Abelardo Moreira, que participaram da caminhada ecológica de três quilômetros (da unidade escolar ao referido local) realizaram a culminância do projeto ambiental escolar que vem sendo desenvolvido desde o início do ano letivo. “Depois de estudarem os biomas locais – Mata Atlântica, Caatinga e Cerrado –, nossos alunos foram fazer o replantio das respectivas plantas nativas na região com o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de preservar o meio ambiente para que a vida possa continuar existindo”. 

No Colégio Estadual Santo Antônio, no município de Coronel João Sá, os estudantes também estavam mobilizados em torno do Dia Mundial do Meio Ambiente por meio da 8ª mostra ambiental, que teve como tema “O ambiente em Coronel João Sá: sobrevivência, degradação e cultura”. Já em Serrinha, os alunos do curso de 

Agroecologia do Colégio Estadual João Francisco da Silva realizam, também nesta quarta-feira (5), a culminância do projeto “Compostagem como instrumento para o desenvolvimento colaborativo nas culturas de hortaliças”.