Roraima
18.06.2024O aluno Jonathas Lima Nunes, da Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral José de Alencar de Rorainópolis, município localizado há cerca de 260km da capital Boa Vista, foi o grande vencedor da edição 2024 do Programa Jovem Senador e representará o Estado de Roraima na etapa nacional em Brasília.
Glenda Naiane Ribeiro, da Escola Estadual Monteiro Lobato, ficou em 2º lugar, e Bárbara Taliny dos Santos, do Colégio Estadual Militarizado Carlo Casadio, ficou em 3º lugar. Ambas receberam certificados de participação.
O tema de 2024 foi “Os 200 anos do Senado e os desafios e o futuro da democracia” e contou com a participação de estudantes de todo o país, oriundos da rede pública de ensino. Em Roraima, além de Jonathas, mais nove escolas receberão certificados de participação do Programa pelo bom desempenho nas redações.
“A Seed parabeniza e agradece as escolas que participaram do concurso de redação do Senado Federal, do programa Jovem Senador”, disse a coordenadora do Programa em Roraima, Maria Nilda Araújo Lima.
O Programa Jovem Senador realiza anualmente um concurso de redação que visa incentivar a educação política e cidadã entre estudantes do ensino médio da rede pública. Cada ano é proposto um tema específico, que serve como critério de seleção e participação para a etapa estadual, seguida pela etapa nacional.
Para a seleção das redações vencedoras, as escolas enviam os textos à Seed, que escolhe três selecionados na etapa estadual, e destes, um é selecionado para a etapa nacional. Em Roraima foram registradas 1.709 inscrições.
Os primeiros colocados de cada estado vão a Brasília para vivenciar o funcionamento do Poder Legislativo do Brasil. Durante a semana de vivência legislativa, todas as despesas serão custeadas pelo Senado Federal, e os alunos participarão das sessões com os senadores.
Entrega do Passaporte
Jonathas recebeu um passaporte informando sobre a sua vitória, um notebook e uma placa comemorativa com seu nome, que será afixada no mural da escola. Para desenvolver o seu texto, Jonathas, que é aluno da 3ª série do ensino médio, pesquisou as ideias que queria defender na sua redação.
“Chegando às conclusões necessárias, parti para o desenvolvimento, que usei para explicar como o problema proposto no tema da redação acontecia, com suas consequências, e na última etapa do estudo, desenvolvi a solução para não prejudicar a democracia”, disse o estudante.
O aluno, que pretende cursar medicina, relatou que trabalhar com o tema foi interessante porque tratou do futuro da democracia no Brasil, contextualizando o processo desde o início. “Achei, de certa forma, divertido fazer a redação, porque eu precisava buscar informações sobre o passado da história do Senado e ao mesmo tempo falar sobre a atualidade e como elas afetam o futuro da democracia”, refletiu.
Os outros nove colocados na redação do Programa Jovem Senador receberão seus certificados em entrega que será realizada na Seed, nos próximos dias. Abaixo, a relação das escolas com redações destacadas no Programa Jovem Senador 2024:
1º Lugar - Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral José de Alencar (Rorainópolis)
2º Lugar - Escola Estadual Monteiro Lobato
3º Lugar - Colégio Estadual Militarizado Carlos Casadio
4º Lugar - Colégio Estadual Militarizado Dr. Luiz Rittler Brito de Lucena
5º Lugar - Escola de Ensino Médio de Tempo Integral Professora Maria das Dores Brasil
6º Lugar - Colégio Estadual Militarizado Elza Breves de Carvalho
7º Lugar - Colégio Estadual Militarizado Presidente Tancredo Neves
8º Lugar - Escola Estadual Indígena Lino Augusto da Silva (Boa Vista Rural)
9º Lugar – Colégio Militar Estadual Cel. PM Derly Luiz Vieira Borges
10º Lugar – Colégio Estadual Militarizado Cícero Vieira Borges (Pacaraima)
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Layse Menezes
FOTOGRAFIA: Ascom/Seed