Estudante vence concurso “Mascote da Educação Fiscal de MS” 2022

Mato Grosso do Sul

08.12.2022

A Secretaria de Estado de Fazenda (SEFAZ) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SED) realizaram na última terça-feira, 06 de dezembro, a entrega das premiações do Concurso “Mascote da Educação Fiscal de Mato Grosso do Sul” 2022. O evento foi no auditório da Receita Federal do Brasil em Campo Grande, a Coordenadora Regional de Corumbá e Ladário, Patrícia Oliveira Acioly Amaral e a técnica pedagógica de matemática, Aricelle de Souza Alvarenga estiveram presente.

O Concurso teve o objetivo de criar a imagem visual da Educação Fiscal de Mato Grosso do Sul, expressa por meio de Desenho à Mão Livre e Desenho Digital, ambos com Slogan, de autoria própria, que apresentassem caráter original e inédito. A finalidade foi personificar a Educação Fiscal de MS, despertando interesse, curiosidade e empatia da sociedade sul-mato-grossense sobre a função socioeconômica dos tributos, propiciando, assim, o desenvolvimento de uma consciência voltada ao exercício da cidadania e incentivando o acompanhamento da aplicação dos recursos públicos.

Mobilização

A Coordenadoria Regional de Corumbá e Ladário (CRE3) mobilizou e conseguiu com que pelo menos um aluno de cada unidade escolar participasse. Após a indicação dos finalistas, a técnica Aricelle, divulgou vídeo nas redes sociais, pedindo voto para as alunas de Corumbá e Ladário, e ensinando como votar.

O primeiro lugar na categoria estudante, modalidade mão livre, foi da Mariana Dantas da Silva, da Escola Estadual Maria Helena Albaneze, que ganhou um MacBook Air. E na mesma categoria, a estudante Jéssica, da Escola Estadual Leme do Prado, ficou com o terceiro lugar e teve como premiação um tablet.

Segundo a Coordenadora Regional da CRE3 a premiação foi pode servir de incentivo na participação dos alunos em demais eventos. “Foi muito gratificante ver nossos alunos participando e vencendo um concurso Estadual, que eles voltem para casa com mais garra para estudar e acreditar que todos são capazes de enfrentar a concorrência, seja nos vestibulares ou depois, em busca de oportunidades”, declarou Patrícia.

O concurso

O concurso é uma ação PROFISCO II da Secretaria de Estado de Fazenda (SEFAZ), por meio da Unidade de Educação Fiscal (UNEDF), considerando o disposto na Portaria MF/MEC n. 413, de 18 de abril de 2022, que implementa o Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, por intermédio da Superintendência de Políticas Educacionais (SUPED).

O certame tem apoio das Secretarias Municipais de Educação, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS), da Receita Federal do Brasil (RFB), do Observatório Social do Brasil (OSB), da Digithobrasil Soluções em Software Ltda. (Digix), do Sindicato dos Fiscais Tributários de Mato Grosso do Sul (Sindifiscal), do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de Mato Grosso do Sul (Sindifisco) e da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS).

Adersino Junior, SED/MS

Com colaboração, Juliana Gouveia Gonzalez.