Projetos e Premiações
17.07.2019Mais uma vez o Colégio Estadual Jalles Machado, em Goianésia, é destaque nacional. Desta vez a visibilidade vem com os excelentes resultados alcançados por dois alunos da escola na etapa final da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2018.
Gilberto Gonçalves Gomes Filho foi agraciado com a medalha de ouro e Beatriz de Freitas Oliveira faturou a medalha de bronze. Ambos são estudantes do Ensino Médio. Pela conquista do ouro, Gilberto teve a chance de participar no dia 8 de julho da solenidade de premiação nacional realizada em Salvador (Bahia), onde estavam outros 574 medalhistas.
O evento contou com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Marcos Pontes. Com mais esse resultado, Gilberto soma agora três medalhas de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Na edição 2018 da OBMEP, além de Gilberto e Beatriz, também foram premiados com medalha de ouro, outros cinco alunos da rede pública estadual. Foram eles Ana Luísa Alves Rodrigues, do CEPMG Dr. Cezar Toledo, em Anápolis; Raile Fernandes Ferreira, do CEPMG Hugo de Carvalho Ramos, em Goiânia; e Igor Ferreira Borges, do C. E. Maria Abadia Meireles Shinohara, em Luziânia; Joaquim Henrique Oliveira, da E. E. Avelino Martins Rodrigues, em Santa Helena de Goiás; e Gustavo dos Santos Inez Borges, do C. E. Dr. Pedro Ludovico, em Quirinópolis.
Fera da matemática
Em 2017, quando
cursava o 1º ano do Ensino Médio no C. E. Jalles Machado, Gilberto também
conquistou medalha de prata na Olimpíada Canguru de Matemática (OCM),
organizado pela Associação Canguru Sem Fronteiras e realizada em mais de 50
países.
Essa conquista representou a terceira premiação internacional de Gilberto que em
2016 já havia recebido medalha de bronze na Olímpiada Matemática sem Fronteiras
(Mathématiques sans fronteires). Aluno do C. E. Jalles Machado desde o 6º ano
do Ensino Fundamental, o garoto participou pela primeira vez da OBMEP em 2013,
quando conquistou medalha de bronze.
Em 2014 e 2017, o aluno foi premiado com medalha de prata e em 2015 e 2016, medalha de ouro. Mas além de ser uma ‘fera’ da matemática, Gilberto também se sobressai muito bem em língua portuguesa. Tanto que, em 2017, foi destaque no Concurso Internacional de Cartas, chegando ao segundo lugar na etapa nacional. O concurso é promovido mundialmente pela União Postal Universal (UPU) e no Brasil é organizado pelos Correios.