Alagoas
09.11.2023Manuella Nobre / Ascom Seduc Fotos: Thiago Ataíde / Ascom Seduc
Um sonho para muitos jovens, um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos é a conquista mais recente a ser celebrada pela jovem Luana Moisés Santos Ferreira, aluna da Escola Estadual Senador Rui Palmeira, de Arapiraca. Selecionada pela Embaixada Americana como a Jovem Embaixadora 2024 por Alagoas, ela estará entre os 46 estudantes brasileiros que embarcarão nesta experiência, totalmente gratuita, pelo território norte-americano, a partir do ano que vem.
Aprovada em todas as etapas, da pré-inscrição até a prova oral, a estudante agora organiza documentos oficiais para a viagem, em janeiro. Autodidata, Luana vem de uma família de pequenos produtores rurais e iniciou seus primeiros contatos com a Língua Inglesa por meio de desenhos, séries e atores internacionais que despertaram nela o desejo de conhecer e vivenciar esta experiência internacional. Sempre podada do seu sonho, sobretudo pelas dificuldades financeiras, ela reconhece o apoio da escola nesta conquista.
“Cresci na zona rural e onde eu morava não havia outras crianças com quem eu pudesse brincar. Por isso, passei minha infância assistindo seriados e desenhos em inglês, o que me proporcionou fluência na língua. No entanto, em virtude das minhas condições financeiras, achava que conhecer os Estados Unidos era um sonho impossível. No 8º ano comecei a pesquisar sobre intercâmbios e quando entrei no ensino médio recebi incentivo dos meus professores, que disseram que eu tinha potencial e me estimularam a me inscrever no Jovem Embaixador. Fiquei surpresa com o resultado, mas feliz, pois vou realizar meu sonho de infância”, declarou Luana.
Experiência inesquecível
Nesta quarta-feira (08), Luana foi recebida em Maceió pela secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, que a parabenizou pela conquista e a aconselhou a aproveitar ao máximo a experiência.
“Fico muito orgulhosa com as conquistas dos nossos estudantes. Você representará as cores de Alagoas nesse intercâmbio e, por isso, peço que aproveite ao máximo esta experiência, que será inesquecível. Aprenda mais sobre uma nova cultura, faça amizades. Lá, você terá um aprendizado que levará para toda a vida”, disse Roseane para Luana.
Titular da 5ª Gerência Especial de Educação (GEE), Afonso de Alcântara destacou o fato de Luana ser a segunda estudante da Escola Estadual Senador Rui Palmeira selecionada para ser Jovem Embaixadora. O aluno Felype Freire foi o Jovem Embaixador 2022 e passou duas semanas na cidade Seattle, estado de Washington.
“A Escola Senador Rui Palmeira é um celeiro de jovens talentosos e com enorme potencial. A conquista da Luana orgulha não só a escola, mas todos os povoados rurais de Arapiraca e região, mostrando quão longe nossos jovens podem ir”, afirmou.
Seleção
A segunda finalista alagoana na seleção também foi da 5ª GEE. A estudante Ítala Indianara Bezerra Roque, da Escola Estadual Manoel Leandro de Lira, da cidade de Feira Grande, chegou até a fase da entrevista com a comissão nacional da Embaixada Americana.
No total, Alagoas contou com 33 candidatos pré-inscritos, entre alunos da rede estadual e do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), dos quais, 12 participaram da prova escrita e as duas foram as selecionadas para a entrevista com a Embaixada, segundo dados da Gerência Especial de Programas e Projetos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), responsável local pela condução do processo seletivo.