Febrace 2020
01.02.2021Aluno do segundo ano do ensino médio do Centro de Ensino de Tempo Integral (CETI) Didácio Silva, Pedro Henrique Dias da Silva está na final da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), com o artigo "Metodologias Ativas como ferramentas de inclusão ao aluno com TEA, nas aulas de matemática durante a Pandemia do Covid19. Gameficação: "Peter Galactic no Mundo da Matemática".
Um dos objetivos da feira é estimular novas vocações em Ciências e Engenharia através do desenvolvimento de projetos criativos e inovadores.
Filho de mãe vendedora e pai motorista, Pedro é um aluno que possui o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e, por conta disso, tem um déficit na comunicação social, não fala muito e, segundo a diretora da escola, Tetê Castro, ele tem dificuldade de socialização. "Apesar desse déficit, Pedro gosta e entende muito de tecnologia, e a robótica é justamente para trabalhar a socialização, pois os projetos realizados aqui na escola foram feitos em grupo, e assim exigiu dele um pouco mais de atenção", disse a diretora.
Seu trabalho foi orientado pela professora Sidiane Alves Cardoso e coorientado pelo professor Jackson Macêdo dos Santos, com a ideia de assimilar os conceitos de geometria e suas propriedades por meio da Gameficação, como ferramenta de ensino aprendizagem a partir de situações-problemas propostas pelo professor, que foi o responsável pela construção de conhecimentos matemáticos, na modalidade ensino remoto, durante a pandemia do Covid-19.
Para a professora Sidiane, utilizar as Tecnologias Educacionais nas aulas de Matemática durante o ensino remoto para alunos com Transtorno do Aspecto Autista é um desafio. "A síndrome compromete a socialização que é necessária para o processo ensino aprendizagem e, durante a Pandemia do Covid-19, as dificuldades de aprendizagem devido ao isolamento tornaram-se rotina, pois novas metodologias foram incorporadas ao Currículo Escolar e com o trabalho, Pedro teve um melhor resultado", afirma a orientadora.
De acordo com o artigo, as metodologias ativas foram incorporadas aos processos interativos de conhecimento, análise, estudos, pesquisas e decisões individuais ou coletivas, com a finalidade de encontrar soluções para um problema.
Com isso, o processo educacional foi de fundamental importância para auxiliar o processo do ensino da matemática. A partir daí, o professor Jackson Macêdo lançou o desafio em sala de aula para que utilizasse em seu conteúdo de Geometria uma metodologia ativa de aprendizagem e apresentasse em uma sala de aula virtual. Posteriormente teve a participação da Professora Orientadora da Sala de Recursos Multifuncionais e Informática, Sidiane Alves Cardoso, que adaptou os recursos tecnológicos como aplicativos andróid, tendo em vista que na escola há oferta dessa sala com ferramentas adaptadas para alunos autistas. O trabalho foi apresentado como uma gameficação utilizando animação, avatar e personagens digitais com vozes específicas, movimento corporal, dando vida aos desenhos feitos inicialmente em croquis a lápis e papel. O vídeo do estudante foi apresentado em uma aula remota e como ficou muito bom, a professora de robótica sugeriu que o mesmo fosse inscrito na FEBRACE, de onde conseguiu ser finalista.
FEBRACE
Feira Brasileira de Ciências e Engenharia é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, que todo ano realiza na Universidade de São Paulo uma grande mostra de projetos.
A FEBRACE assume um importante papel social incentivando a criatividade e a reflexão em estudantes da educação básica, através do desenvolvimento de projetos com fundamento científico, nas diferentes áreas das ciências e engenharia.
Desenvolvemos o ano todo ações de incentivo à cultura investigativa, de inovação e empreendedorismo em nosso país.