Rio de Janeiro
07.06.2024Uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) e a multinacional norueguesa de energia Equinor vai beneficiar cerca de 650 alunos do Colégio Estadual Reverendo Hugh Clarence Tucker, unidade da região central do Rio, na Providência. A secretária da pasta, Roberta Barreto, e a presidente da empresa, Veronica Coelho, se encontraram no colégio, nesta terça-feira (04/06), para assinatura do acordo que cria o projeto Bem-te-vi, na unidade.
O Projeto Bem-te-vi começou com 40 estudantes do Ensino Médio que estão realizando atividades formativas com foco em sustentabilidade, transição energética, treinamentos direcionados a habilidades socioemocionais e aulas de inglês, chegando à marca de 650 até 2030. Após formados, os alunos receberão capacitações voltadas ao mercado de trabalho e bolsas de estudos para cursos técnicos ou pré-vestibular.
A parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Seeduc, é a primeira iniciativa da empresa voltada para educação no Brasil, um importante passo para a entrada dos jovens no mercado, como explica o governador Cláudio Castro.
— Essa parceria é muito importante. Em um mundo tecnológico, nossos jovens precisam cada vez mais de qualificação profissional. Preparar os nossos estudantes para o mercado de trabalho é uma forma de proporcionar a eles mais oportunidades e também mão de obra qualificada para um setor em crescimento como o de energia — afirma o chefe do Executivo.
No Brasil há mais de 20 anos, a Equinor é uma empresa internacional de energia que atua nas áreas de petróleo, gás, energias renováveis e soluções de baixo carbono, sendo a principal operadora na plataforma continental norueguesa e a maior fornecedora de gás para a Europa.
A secretária Roberta Barreto discursou no evento e reiterou o compromisso da secretaria com uma educação pública de qualidade, objetivo que vem sendo alcançado com parcerias como estas.
— Essa iniciativa vai contribuir para tornar a escola mais atrativa para os jovens, reduzindo a evasão escolar e melhorando a empregabilidade. Ela reforça o nosso compromisso com a qualidade da educação — destaca a secretária.
A presidente da empresa, Veronica Coelho, fez questão de lembrar que nasceu no interior do estado e foi aluna da rede estadual. Para ela, a educação foi a grande responsável pelas mudanças em sua vida e em sua carreira profissional e fica feliz em ver que a Equinor irá contribuir para mudar a vida de outros jovens também.
— Para nós, gerar valor local é contribuir, por meio dos negócios e iniciativas de nossa empresa, para o desenvolvimento da sociedade. O projeto Bem-te-vi é a realização do nosso propósito de transformar recursos naturais em energia para as pessoas e progresso para a sociedade. Estamos muito felizes em começarmos essa iniciativa e esperamos poder disponibilizar as ferramentas necessárias para que jovens talentos, como os daqui, possam alcançar suas ambições de carreira - declarou a executiva.
Além de preparar estudantes para serem possíveis candidatos para o mercado de energia, a iniciativa pretende também estabelecer conexões entre os alunos formados e as vagas de emprego disponíveis no mercado. Desta forma, por meio da educação, espera-se contribuir para um aumento de renda e da melhoria da qualidade de vida das famílias, ao mesmo tempo em que o mercado de energia local é fortalecido com mão de obra especializada.
Foto: Sandra Barros - Seeduc-RJ