Piaui
17.09.2024Para reforçar a preparação dos alunos que realizarão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promoveu nesta terça-feira (17) o "Esquenta Enem" para 600 estudantes da 3ª série do ensino médio de escolas vinculadas à 20ª Gerência Regional de Educação (GRE), na zona leste de Teresina. O evento ocorreu no auditório da Uninovafapi e foi transmitido ao vivo pelo YouTube do Canal Educação.
O “Esquenta Enem” segue o formato de aula-game, combinando revisão teórica e prática com resolução de questões. Os alunos foram divididos em equipes e participaram ativamente da competição, que abrangeu todas as áreas do conhecimento exigidas no Enem, com questões nas disciplinas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Redação.
A equipe de professores que conduziu a revisão incluiu especialistas de destaque do Canal Educação: Lawdo Natell em Linguagens, Raphaell Marques em Matemática, Érica Ramos em Ciências da Natureza, Marciano de Brito em Ciências Humanas, e Francisco Rufino, que ministrou a aula de Redação. A apresentação ficou por conta do professor Wellington Soares, que interagiu com os estudantes, motivando-os ao longo do evento.
Durante o “Esquenta”, os alunos participaram de dinâmicas interativas, e no final de cada aula, uma pergunta foi formulada para testar os conhecimentos dos participantes. As respostas corretas garantiram pontos para as equipes e brindes para os alunos que se destacaram.
Uma das competições envolveu o uso da plataforma Quizizz, onde representantes de cada equipe resolveram questões em tempo real, com os resultados sendo exibidos em um telão para todos os presentes.
O Secretário de Educação, Washington Bandeira, explica que o “Esquenta Enem” faz parte de um conjunto de ações pedagógicas realizadas anualmente pela Seduc, com o objetivo de complementar o trabalho desenvolvido nas escolas e garantir que os estudantes estejam prontos para o Enem.
“A mobilização e o engajamento das escolas Seduc, juntamente com o suporte dos nossos professores e o comprometimento dos alunos, são essenciais para garantir o sucesso no Enem. Estamos confiantes em um novo resultado histórico para os Estudantes Seduc em aprovações”, destacou Bandeira.