Ceará
18.10.2024O Governo do Ceará realizou, nesta quinta-feira (17), o Esquenta Enem, com o objetivo de proporcionar motivação extra aos estudantes que prestarão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece nos próximos dias 3 e 10 de novembro. A ação, que aconteceu na Vila Social da Messejana, contou com a presença do governador Elmano de Freitas; da secretaria de Educação, Eliana Estrela; e outras autoridades.
O governador ressaltou que um trabalho árduo tem sido feito para manter os bons resultados e para que, cada vez mais, jovens da escola pública ingressem no ensino superior. “Nós temos um projeto muito importante de estimular, orientar e facilitar para que nossos jovens participem do Enem, porque é a porta de entrada para eles ingressarem no ensino superior. Ano passado, nós tivemos a aprovação de 22.531 jovens da escola pública no ensino superior, e nós queremos continuar batendo recordes para que nossos alunos da escola pública possam adentrar a universidade para mudança das suas vidas e das suas famílias”.
“Nunca deixa que lhe digam que não vale a pena acreditar nos sonhos que se tem, ou que seus sonhos nunca vão dar certo ou que vocês nunca vão ser alguém”. Foi parafraseando a música “Mais Uma Vez”, de Renato Russo, que o governador se dirigiu aos estudantes. “Não esqueçam, quem acredita sempre alcança”, completou.
Um dos estudantes que está em busca de alcançar o sonho de mudar de vida e ajudar a sua família, é o Martins Silva. Morador do bairro Parque Santa Rosa, e estudante da EEMTI Governador Luiz Gonzaga Da Fonseca Mota, o jovem sonha em cursar Administração.
“Eu tenho muito orgulho de ser estudante da escola pública, porque eu vejo que nosso ensino vai me fazer alcançar esse sonho de cursar Administração na universidade pública. Com isso eu vou realizar o meu sonho e da minha mãe, dona Francileuda”, compartilhou o estudante pré-universitário.
O Esquenta Enem é mais uma ação do Enem Chego Junto, Chego Bem, projeto do Governo do Ceará que visa complementar o trabalho diário desenvolvido pelos professores e gestores nas escolas anualmente, no intuito de mobilizar e preparar os estudantes da 3ª série do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o Exame.
A secretária de Educação, Eliane Estrela destacou os esforços realizados pela pasta para garantir a participação do estudantes e o sucesso dos mesmos no vestibular. “O Enem Chego Junto, Chego Bem usamos para incentivar esses jovens desde o primeiro dia de aula. Tivemos muitos aulões das mais diversas disciplinas, e tudo isso para mostrar a esses jovens que ele tem apoio”.
O Enem Chego Junto, Chego Bem é realizado em sete etapas ao longo do ano: obtenção da documentação, isenção da taxa, inscrição, motivação, preparação, #Enemvou2dias e ingresso nas instituições de Ensino Superior. “Estamos felizes que este ano, com todos os esforços, inscrevemos 99% dos nossos jovens no Enem”, informou Eliana.
A aluna da 3ª série da Escola de Ensino Médio José de Alencar, Hanadi Nara, faz parte desses 99% de estudantes da escola pública que se inscreveram no Enem. O objetivo da jovem é cursar Ciências Biológicas. “Sou filha de uma professora e de porteiro, apaixonada pela área das Ciências da Natureza, principalmente Física, e que sonha em cursar Ciências Biológicas. E apesar de estudar em uma escola pública, que é desacreditada por muitos, eu sempre tive muito orgulho da escola que escolhi. Lá prezam pelo nosso desenvolvimento e eu tenho certeza que estou pronta pra alcançar meus objetivos”.
O Esquenta Enem reuniu 1.200 estudantes, das mais diversas escolas estaduais, na Vila Social de Messejana. Dentre esses estudantes estava Rayane, de 17 anos, estudante da 3ª série do Ensino Médio da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Jonhson. Para a estudante que sonha em cursar Jornalismo, o trabalho promovido pela a área da educação, por parte de professores e gestão, tem sido importante para o seu incentivo.
“Eu estou muito confiante para fazer o Enem, porque os professores da minha escola são maravilhosos e todos os dias eles se dedicam bastante para nos ensinar tudo o que aprenderam, para nos incentivar a realizar nossos sonhos”, ressaltou a estudante. “Ter uma oportunidade como esta é incrível, porque sabemos que antes não tínhamos esse investimento, essas oportunidades. Hoje nós temos e podemos agarrá-la”, completou.
Quem também tem um sonho para realizar é a jovem Eveline, de 16 anos, que quer mudar a vida da família por meio da profissão que escolheu seguir: Psicologia. “Eu estou muito animada de ter oportunidades como esta, desse aulão. Porque eu me preparo todos os dias [para o Enem] não só para fazer a prova, mas para dar um futuro melhor para mim e para minha família através da formação em Psicologia”, concluiu.
Isabella Campos - Ascom Casa Civil - Texto
Thiago Gaspar - Casa Civil - Fotos