Escolas comemoram a Semana Nacional da Língua Brasileira de Sinais

Mato Grosso do Sul

04.05.2022

Em atenção à Semana Nacional da Língua Brasileira de Sinais, comemorada de 25 a 28 de abril, as unidades escolares da Rede Estadual de Ensino, jurisdicionadas a Coordenadoria Regional de Educação CRE3 (Corumbá e Ladário), realizaram atividades alusivas a Lei n. 10.436, sendo celebrada a data com a participação ativa de gestores, coordenadores, professores, TILs e estudantes.

Na ocasião foram registrados significativos e fecundos momentos de compartilhamento entre os estudantes que utilizam a Libras como primeira língua (L1) e os demais da comunidade escolar. Momento ímpar de socialização das diferenças como produtores de conhecimentos.

Ações no ambiente escolar

A escola João Leite de Barros, por exemplo, desenvolveu um cronograma para promover a visibilidade da Libras: grande parte da comunidade escolar, com indumentárias na cor AZUL (conversa sobre a relação da cor com a data), em articulação com a disciplina de Projeto de Vida que tem como regente a professora Orsolina Silva Fernandez da Conceição atuaram juntamente com a estudante protagonista: Larissa de Carvalho Cavassa.

Em conversa com os estudantes, a estudante Larissa utilizou sua L1 para explicar o porquê de esta ser sua primeira língua, bem como apresentou em slides e sinalizou o alfabeto manual, saudações e as palavras que utilizam com mais frequência no ambiente escolar.

Dado o momento comemorativo, o protagonismo do sujeito surdo, a oportunidade e abertura concedida pelos membros da instituição, a promoção do uso da Língua de Sinais em ambientes escolares, podemos dizer que, houve um marco na história desta instituição. O respeito pela manifestação das diferenças se fez presente.

Em contrapartida os estudantes de sala igualmente sinalizaram, conforme os comandos da estudante. Já no âmbito coletivo, os estudantes do 3º ano Ensino Médio, confeccionaram um mural exposto no corredor de entrada da escola e adornaram o local com balões azuis, isso transcorrendo em trabalho conjunto entre gestoras, coordenação, professoras de área, TILS e estudantes. 

No AJA (Projeto Avanço do Jovem na Aprendizagem) da EE Maria Leite a estudante Maria Aparecida Lopez Fernandes, juntamente com a TILS, mobilizaram a sala com uma gincana de sinais básicos em Libras, o entusiasmo participativo tomou conta da atividade.

Em Ladário na EE Leme do Prado – Extensão Marques de Tamandaré, o Hino Nacional em Libras abriu a noite das atividades escolares, após, o estudante Thiago Vasquez expos para os demais estudantes sua trajetória estudantil relembrando momentos em que logo que iniciou sua vida escolar não contava com o Tradutor Intérprete de Libras e a importância da cada um saber o essencial para se comunicar com as pessoas surdas, demonstrando a luta das pessoas surdas e suas conquistas.

“Como visto neste relato, as possibilidades destas manifestações e interações apresentaram vastos pontos positivos, não somente para a formação dos alunos surdos, mas, para toda a comunidade escolar presente. Assim procederam as escolas”, enfatiza coordenadora da CRE-3, Patrícia Acioli.

Adersino Junior, SED/MS