Reforço
17.07.2019A partir de uma agenda de aprendizagem a ser desenvolvida pela Secretaria Estadual da Educação de Goiás (Seduc), por meio da Superintendência de Educação Infantil e Ensino Fundamental juntamente com 12 Coordenações Regionais de Educação (CREs), 24 escolas estaduais de Ensino Fundamental com os menores índices de aprendizagem no Saeb 2017 e Saego 2018 participarão de uma ação especial para melhorar a aprendizagem dos seus alunos.
Um plano de ação básico foi elaborado e está norteando as primeiras reuniões para a implementação desta ação, que deve impactar positivamente os índices de proficiência nestas unidades escolares. Um cronograma prevê que esse trabalho deve se estender até o início do mês de outubro e neste momento, o plano de ação está sendo apresentado e discutido com os coordenadores destas regionais.
As 24 unidades escolares prioritárias são das regionais de Águas Lindas (sete escolas), Aparecida de Goiânia (duas), Campos Belos (três), Formosa (duas), Goiás (duas), Iporá (uma), Jussara (uma), Planaltina de Goiás (uma), Posse (duas), Rubiataba (uma), Trindade (uma) e de Uruaçu (uma).
Olhar de perto
O acompanhamento e monitoramento intensivos com foco no trabalho em sala de aula é um dos principais pilares das atividades desta ação e a melhoria do processo de ensino e aprendizagem deverá resultar, já a partir deste ano, em melhoria da educação ofertada aos estudantes nestas escolas.
Esta ação integra os esforços do Governo de Goiás, por meio da Seduc, para que as escolas estaduais, em meio aos gigantescos e históricos desafios, reestruturem seu trabalho pedagógico para que os alunos façam e concluam seus estudos com êxito.
O objetivo desta ação é fazer, muito de perto, um acompanhamento pedagógico envolvendo os gestores, professores, coordenadores pedagógicos e técnicos da Superintendência de Educação Infantil e Ensino Fundamental, além dos coordenadores regionais aos quais essas unidades escolares são jurisdicionadas.
Parceria
A base desta ação é o Documento Curricular para Goiás (DC-GO), com a parceria do Projeto Saberes e da Rede Colaborativa de Tutoria, entre outros. O trabalho conjunto da Superintendência e Coordenações vai possibilitar que as atividades se aproximem do perfil de cada uma das regionais e até mesmo de especificidades de cada uma das 24 escolas que terão esta atenção especial.
O plano de ações prevê, além de reuniões, encontros e oficinas, atividades específicas de acompanhamento pedagógico nas escolas, sensibilização de parceiros, monitoramento da execução das atividades, intervenções pedagógicas semanais, elaboração de orientações quinzenais, levantamento de contribuições dos tutores, listas de exercícios, visitas in loco e avaliação e análise de resultados que forem sendo alcançados.