Escolas da rede estadual participam da Semana Global do Empreendedorismo

Sergipe

22.11.2019

Estudantes de sete unidades de ensino da rede estadual participaram na última quinta-feira, 21, da Semana Global do Empreendedorismo, evento mundial que acontece anualmente em mais de 150 países, e que no Brasil está sob a coordenação do Sebrae. As atividades tiveram início na segunda-feira, 18, e se estendem até esta sexta-feira, 22. Na quinta, 21, uma vasta programação voltada para o empreendedorismo convergiu para a sede do Sebrae, em Aracaju.

Alunos dos centros de excelência Secretário Francisco Rosa Santos, Deputado Jonas Amaral e Hamilton Alves Rocha participaram das atividades que contaram com palestras, oficinas, talk shows, entre outras. Pela tarde aconteceram as atividades com os alunos do Centro de Excelência Professor José Carlos de Sousa e dos colégios estaduais Maria Rosa de Oliveira, Professora Maria da Conceição Santana e Monsenhor Olímpio Campos.

De acordo com Débora Mendonça, gestora do Programa Estadual de Educação Empreendedora do Sebrae, a ação é de grande relevância para a juventude. “Como muitas escolas são beneficiadas com o Programa de Educação Empreendedora, nós reservamos uma programação especial para os alunos. O dia de hoje é voltado para o ensino médio, então todas as oficinas e palestras vão ao encontro das necessidades desses jovens para o mercado de trabalho. Estamos abordando projeto de vida, educação financeira, empreendedorismo, tudo em benefício do crescimento deles”, explicou.

Professores dessas unidades de ensino participaram, no início deste ano, do curso “Despertar”, promovido pelo Sebrae, e replicaram os conhecimentos em sala de aula, tanto em disciplinas eletivas quanto em disciplinas transversais. Os professores e alunos receberam o certificado de participação da formação, que teve 80 horas de duração e que abordou temas como o comportamento empreendedor e os passos de um plano de negócio.

Uma das participantes foi a professora Cristiane Cardoso Barbosa, do Centro de Excelência Deputado Jonas Amaral. Ela trabalhou os conhecimentos da formação na disciplina eletiva Pequenas Ideias, Grandes Negócios. “Esses conhecimentos acrescentaram muito aos alunos. Principalmente porque eles estão vendo coisas que podem ser simples e ao mesmo tempo empreendedoras. Eles têm essa motivação de fazer algo que escolheram e são reconhecidos por isso. Acredito que eles já estão se vendo de maneira diferente após esse curso”, disse.

Atividades e Certificações

Durante toda a quinta-feira, alunos e professores participaram, no Sebrae, de uma vasta gama de atividades. Pela manhã, assistiram a palestra com o tema “Comunicação não violenta”, ministrada pela pedagoga Maria Angélica Costa. Pela tarde os estudantes assistiram à mesma palestra, desta vez proferida pela psicóloga Milena Aragão. Nos dois turnos, os jovens tiveram ainda a oportunidade de participar de jogos interativos e oficinas temáticas que abordaram assuntos como educação financeira, cidade sustentável, comunicação e criatividade, entre outros.

Os professores que participaram do curso “Despertar” receberam a certificação de participação. Eles replicaram os conhecimentos para os alunos, em sala de aula, e os estudantes também foram agraciados com um certificado. Para o professor Alexandre Guimarães, que representou a diretora do Departamento de Educação, Ana Lúcia Rocha, e a coordenadora do Serviço de Ensino Médio da Seduc, Joniely Cheyenne Cruz, “o empreendedorismo desenvolve o protagonismo dos alunos com um olhar mais atento para a comunidade, verificando as necessidades e oportunidades, e a partir daí, procurando detectar problemas e suas soluções”.

Uma das escolas convidadas a participar da Semana Global do Empreendedorismo foi o Centro de Excelência Secretário Francisco Rosa Santos, que em outubro último foi agraciado em 1º lugar no prêmio Sebrae Professor Empreendedor, com o projeto “Mãos Realizando Sonhos”. Por meio desta ação, os alunos revitalizaram os espaços da escola e fizeram a manutenção do patrimônio. O projeto englobou o Museu Visual Sergipano e a Galeria de Artes Francisco Rosa, desenvolvidos na própria escola.

A professora Beijanivy Abadia foi a responsável pelo projeto “Mãos Realizando Sonhos”. Ela falou sobre a importância da participação dos seus alunos no evento. “Um evento como esse agrega mais informações, traz mais conhecimentos para eles. É um dia diferente em que eles participam de oficinas sobre diversas temáticas e aprendem mais”, afirmou.

O aluno Mateus José de Jesus Oliveira, do 2º ano, elogiou as atividades das quais participou. “Para mim o empreendedorismo significa muito, e é gratificante poder participar desse evento. É uma oportunidade de ter um aprendizado a mais para todos os alunos, e esses conhecimentos nos ajudarão bastante”, declarou.

Júlia Cristina Nicolau Januário da Silva é aluna do 1º do Centro de Excelência Hamilton Alves Rocha. Ela destacou que participar da Semana Global do Empreendedorismo é muito importante para os jovens. “Nós ainda não decidimos o que queremos seguir no futuro, então por meio desses eventos, temos uma visão mais ampla do que iremos enfrentar e sobre a nossa maneira de agir. Acho que isso está acrescentando muito em nossas vidas”.

Para a diretora do Centro de Excelência Deputado Jonas Amaral, Patrícia Pereira, o empreendedorismo é um movimento atual. “Em nossa comunidade os alunos já vivenciam isso, pois muitos estão no comércio, trabalham com vendas. Eles estão aprimorando as habilidades através dessas oficinas”, disse.

Eliana Dias, professora de História do Colégio Estadual Professora Maria da Conceição de Santana, de General Maynard, também foi uma das que receberam o certificado. Ela participou do curso “Despertar” e replicou os conhecimentos em duas turmas. “Os alunos aprenderam mais sobre a responsabilidade da disciplina na vida pessoal e estudantil. Além disso, aprenderam como organizar e manter um plano de estudo, tão necessário na administração da vida. Eles ainda receberam noções de como montar uma empresa, fazer análise de custos e organizar a parte financeira. Ao final, realizaram uma feira na qual levaram artesanatoe produtos como sabonetes, sonhos de padaria, bolo no pote, mudas de plantas com materiais reciclados, entre outros”.

Para Lucas Pereira dos Santos, do Colégio Estadual Maria Rosa de Oliveira, de Tobias Barreto, “o curso de empreendedorismo foi incrível, pois todos puderam desenvolver projetos interativos. E participar da Semana Global do Empreendedorismo, com tantas palestras e oficinas com temas importantes, foi muito bom”.

O professor dele, José Silva, compartilhou da mesma opinião. “Esse momento vem premiar todo o trabalho de um ano. Estar aqui gera neles um despertar e a gente espera que os alunos atinjam essa etapa da vida, que é o empreendedorismo, e consigam se sair bem futuramente em sua vida profissional”, declarou.

Outras participações

Outras escolas da rede estadual de ensino também tiveram uma programação específica relativa a esse tema. O Colégio Estadual 17 de Março, em Aracaju, promoveu na quinta-feira, 22, uma aula sobre Empreendedorismo aos alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA).

Já na quarta-feira, 20, os alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Estadual 24 de Outubro, em Aracaju, participaram da Semana Global do Empreendedorismo, assistindo à palestra do professor Antônio Ramos, com o tema “Ser empreendedor é ser construtor de oportunidades”. O objetivo foi refletir sobre a importância do empreendedorismo na construção dos sonhos e transformá-los em atitudes. O Colégio Estadual 17 de Março recebeu também a palestra na tarde desta quinta-feira, 21.