Piaui
13.06.2023Com o intuito de contribuir para a erradicação do trabalho infantil, teve início nesta segunda-feira (12) a semana de culminância do Prêmio MPT na Escola 2023 – "A Escola no Combate ao Trabalho Infantil", promovido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). Estudantes do Ensino Fundamental da Rede Pública Estadual de Ensino estão mobilizados em atividades pedagógicas que promovem a proteção e a educação necessárias às crianças e adolescentes.
O concurso premiará todos os trabalhos contendo conteúdos originais, inéditos e de autoria dos estudantes inscritos, que concorrem em quatro categorias: conto, poesia, música e desenho.
Dividido em etapa local, etapa regional/estadual e etapa nacional, abrangendo alunos do 4º ao 5º ano do Ensino Fundamental, o Prêmio MPT na Escola promove ações de conscientização e sensibilização da comunidade escolar e da sociedade em geral sobre os direitos da criança e do adolescente, com foco na erradicação do trabalho infantil.
A gerente de ensino fundamental da Seduc, Marília Aragão, explica que a semana de culminância do projeto nas escolas teve início em alusão ao dia 12 de junho, em que se celebra o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, pela OIT (Organização Internacional do Trabalho).
“Todas as escolas de Ensino Fundamental da Rede Estadual estão envolvidas com a temática nesta semana por conta do Dia Mundial contra o Trabalho Infantil. A gente vai receber os melhores trabalhos de cada escola em todas as modalidades de premiação. A Seduc montou uma comissão avaliadora para inscrever um conto, uma poesia, um desenho e uma música para representar o Piauí na etapa nacional do concurso”, esclarece.
Observando os critérios de avaliação como respeito ao tema, correção ortográfica, criatividade e objetivo e clareza, entre outros, os estudantes podem explorar as categorias conto, poesia e desenho, apresentando um mesmo trabalho com até dois estudantes inscritos, ou até cinco participantes na categoria música.