Acre
06.11.2017Thiago Bezerra
Como forma de reforçar a importância do ensino-aprendizagem da Ciência, Física, Matemática e suas Tecnologias, a Escola Serafim da Silva Salgado, localizada no bairro da Sobral, promoveu no último sábado, 28, mais uma “Mostra de Ciências”. A iniciativa reuniu alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
Os visitantes puderam observar o ramo de conhecimento das ciências e de outras áreas com as explicações dos alunos e seus experimentos. A ideia principal do evento é fazer com que os alunos, após o aprendizado da teoria em sala de aula, desenvolvam na prática grandes pesquisas científicas.
Para Adoneison Nascimento, do 9º, a mostra vem para despertar novos conhecimentos e aptidões profissionais. “O evento é uma grande aprender mais e compartilhar o saber com os outros colegas. Com diversos temas expostos, você descobre em qual carreira quer atuar profissionalmente, se é na física, química, biologia, entre outras”, afirma.
De acordo com a coordenadora pedagógica Egina Carli, o trabalho é resultado da interdisciplinaridade e de um projeto da escola no semestre letivo. “A Mostra de Ciências é um enorme instrumento para aproximar a teoria da prática de atividades científicas. É um momento que contribui para despertar o interesse pela ciência e áreas afins, além de estimular a formação de pesquisadores”, destacou.
Na feira, o trabalho elaborado por pesquisadores e acadêmicos do curso de Física da Universidade Federal do Acre (Ufac) sobre o tema “Bobina de Tesla” foi sucesso entre os alunos. Sob a orientação do professor de física Israel Herôncio, o equipamento gera energia sem necessidade de fios.
Um transformador leva energia a longas distâncias, como controle remoto e até o rádio. Esse projeto foi apresentado na III Mostra Viver Ciência, nos dias 19 e 20, na Ufac.
O professor afirma que a feira é um momento importante para que os estudantes interajam com a física, pois o eletromagnetismo quase não é discutido e abordado com os alunos. “Esse evento aproxima os estudantes e professores, proporcionando um envolvimento importante. Isso desperta o lado científico de cada aluno”, enfatizou.
A mostra reuniu alunos dos dois turnos que expuseram seus projetos de pesquisa, sob a orientação dos professores de Geografia, Química, Física e Biologia e do gestor da escola, Veridiano Alves de Lima.