Escola Estadual José de Mesquita inaugura jardim botânico e se torna referência em Cuiabá

Mato Grosso

11.01.2023

A escola Estadual José de Mesquita, em Cuiabá, deu um importante passo para se tornar referência na Rede Estadual de Ensino com uma experiência inédita. A unidade acaba de inaugurar o seu jardim botânico, numa proposta idealizada e coordenada pela professora mestranda, Eliani Antunes, em parceria com a comunidade escolar.

São 329 m² de jardim cultivados com 53 variedades de plantas frutíferas e medicinais. Cada muda foi devidamente identificada com o nome cientifico, nome popular e um QR Code que direciona para informações adicionais sobre a planta, como no caso da sua origem e propriedades medicinais.

“Esse jardim começou a ser implantado no ano passado, com o objetivo de desenvolver e manter o laboratório vivo das espécies de plantas para a realização de aulas práticas, conciliando os conhecimentos populares aos científicos a partir das entrevistas com as famílias dos estudantes” contou Eliani Antunes.

Segundo a professora, a intenção é despertar na escola a possibilidade de desenvolvimento de projetos escolares tendo a questão ambiental como tema transversal. “Além disso, busca melhorar a comunicação e troca de experiências com professores e estudantes de outras unidades escolares, estimulando um uso mais efetivo e intenso dos jardins botânicos como ambiente educativo”.

Um objetivo reforçado pelo coordenador pedagógico da escola, Gustavo Macedo. Ele observa que um jardim dessa dimensão integra diversas oportunidades e recursos de aprendizagem ativa e de educação ambiental. “Essa ferramenta estabelece uma ligação mais estreita entre as pessoas e a natureza. Os ganhos para a educação serão formidáveis”.

Para o coordenador, além de possibilitar a ampliação do conhecimento sobre a biodiversidade, sensibilizar os estudantes criando uma cultura de proteção e conservação das plantas e reduzir a degradação ambiental, o jardim botânico proporciona o resgate etnobotânico do conhecimento tradicional. “A valorização desse conhecimento no ambiente escolar irá promover a junção dos saberes científicos e populares”.

Durante toda a implantação do jardim, houve a participação dos estudantes e seus familiares, da gestão escolar e funcionários. As mudas foram trazidas pelos alunos de suas residências e plantadas em forma de mutirão.