Tocantins
27.09.2024Nesta sexta-feira, 27, a Escola de Tempo Integral Deoclines Muniz, em Almas, realizou ação da “Escola de Emoções – Compartilhando Respeito". O evento é uma iniciativa da equipe multiprofissional da escola e faz parte do Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE) da Secretaria de Estado da Educação.
A ação faz parte de um esforço contínuo para implementar o desenvolvimento emocional no currículo escolar e promover o bem-estar e o respeito dentro da escola. A iniciativa envolveu os estudantes do Ensino Fundamental e contou com o apoio da comunidade escolar sobre a importância do equilíbrio emocional, não só no ambiente escolar, mas também em casa.
A professora inspetora Jane Mary, responsável pelo momento devocional, destacou o sucesso da iniciativa: "Foi excelente esta ação porque preocupa-se com o bem-estar dos estudantes”, disse.
A coordenadora de apoio de programas e projetos, Gecirlene Batista dos Santos, também responsável pelo momento motivacional, elogiou a metodologia. "Gostei muito, pois integrou diversos setores da escola e os temas abordados se complementaram perfeitamente, desde o devocional até o último palestrante", afirmou.
Uma jornada emocional
A programação da ação foi diversa e dinâmica. Começando com um acolhimento e apresentação do projeto, os estudantes participaram de várias atividades voltadas ao reconhecimento e controle das emoções. Entre elas, destacaram-se os murais da emoção, a exposição de cartazes temáticos, momentos musicais e dinâmicas interativas.
O estudante Rafael Pereira da Silva, além de ter tocado violão e cantado no evento, relatou a alegria de sua participação. “É um momento muito rico porque aprendemos a lidar com o nosso emocional, fico feliz em participar”, declarou.
Além disso, os alunos tiveram a oportunidade de compartilhar suas impressões e sentimentos durante as atividades, que incluíram a exibição de vídeos, o Livro das Emoções e a entrega de lembrancinhas com frases motivacionais.
Para a estudante Kemilly Cristal, a ação foi transformadora. “Achei a ação tão incrível que não tenho palavras para descrever o quão importante foi para mim. Foi uma ideia muito diferente abordada na escola. O tema foi ótimo, pois ensina como lidar, controlar e diferenciar as nossas emoções. Eu amei! Deveria ter mais vezes”, declarou.
A importância do equilíbrio emocional
O projeto também envolve as famílias, oferecendo o "Livro das Emoções para as Famílias", com o objetivo de integrar pais e responsáveis nessa jornada de desenvolvimento emocional.
A diretora Ana Andreza reforçou a relevância da inteligência emocional no cotidiano e a importância da ação para o desenvolvimento dos estudantes. “Para lidar com as situações diárias da rotina, a chave é saber aplicar a inteligência emocional a seu favor. Dessa forma, é possível alcançar diversos resultados positivos”, afirmou.
A assistente social Maria Xavier também ressaltou a necessidade de abordar o tema emocional com os jovens. “Na faixa etária em que os estudantes estão as emoções ficam à flor da pele. É de grande importância falar sobre o controle e equilíbrio emocional, como propõe o livro Escola de Emoções – Compartilhando Respeito”, pontuou.
A orientadora educacional Flávia Rogéria destacou a conexão entre emoção e aprendizagem. “Esse envolvimento dos estudantes é essencial para criar condições emocionais e afetivas que favoreçam a aprendizagem. Sem emoção, o aprendizado é comprometido”, disse.
Edição: Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins
Anne Deise Lopes/Governo do Tocantins