Escola estadual de Dianópolis promove encontro cultural para aproximar estudantes da cultura local

Tocantins

22.05.2025

A Escola Estadual Abílio Wolney, de Dianópolis, realizou na última sexta-feira, 16, uma ação com estudantes do Ensino Fundamental do projeto “Vozes da nossa Terra”, uma iniciativa cultural que busca evidenciar e reconhecer a cultura da região.

Durante o evento os estudantes participaram de uma aula especial conduzida pelo professor Watila Misla, membro da Academia Dianopolina de Letras, que trouxe reflexões sobre pertencimento e valorização da cultura da região. Com o intuito de valorizar a literatura e a cultura local, o projeto promoveu o contato dos estudantes com os escritores de Dianópolis, além de estimular a leitura, interpretação textual, incentivar a produção textual e desenvolver a oralidade.

Para a Superintendente Regional de Educação de Dianópolis, Rosangela Pereira, a ação leva para a comunidade mais diversidade, autoestima e representatividade. “Essa projeto é um verdadeiro ato de reconhecimento e valorização da identidade local. Ao dar espaço para autores da nossa terra, resgatamos histórias, saberes e vivências que muitas vezes ficam esquecidos. Todos têm voz, toda história importa e a iniciativa mostra aos estudantes que eles são capazes de escrever e inspirar outros jovens”, destacou.

A professora e responsável pelo encontro, Elisa Cavallari Cerqueira, afirma que a proposta teve como objetivo “aproximar os estudantes da literatura regional e reconhecimento da nossa diversidade cultural. Com grande engajamento e participação ativa dos alunos, o momento foi marcado por trocas significativas, emoção e valorização das vozes que constroem a história da nossa terra”, pontuou.

O estudante Douglas Pires Vitali revela que é importante levar esse conhecimento local para dentro das escolas. “Está sendo um projeto muito legal, porque eu estou aprendendo mais sobre a cultura e os escritores da minha cidade, gostei bastante de participar da aula diferente com o professor Watila, que é escritor da cidade. E também gostei de apresentar meu poema sobre a minha escola”.

Edição: Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins

Gabriela Rossi/Governo do Tocantins