Escola Estadual de Cuiabá promove culinária de países de língua espanhola

Mato Grosso

24.10.2022

A 2ª Feira Gastronômica de Língua Espanhola, realizada pela Escola Estadual Zélia Costa de Almeida, no Jardim Presidente II, em Cuiabá, surpreendeu pela grandiosidade dos pratos e pela proposta de integração cultural por meio da culinária.

Cerca de 200 estudantes do 2º e 3º Anos do Ensino Médio, divididos em oito grupos, tiveram à sua disposição a diversidade da culinária dos 21 países de língua espanhola. Cada equipe escolheu os países os quais representariam. Com isso, prepararam pratos, bebidas sem álcool e sobremesas. O evento ocorreu na sexta-feira (14.10) envolvendo toda a comunidade escolar.

Segundo a professora de língua Espanhola, Djennane Mendes dos Santos, organizadora da feira, os alunos pesquisaram e tiveram total liberdade na preparação dos pratos. Como os ingredientes são encontrados no comércio local, não tiveram dificuldades em encontra-los.

O grupo da Argentina, por exemplo, preparou empanadas e sangria. Como sobremesa fizeram o alfajor, um delicioso doce lembra uma bolacha grande com várias camadas recheadas de doce de leite e cobertura de chocolate.

Os estudantes que representaram a Espanha prepararam batatas bravas fritas com molho picante, além de churro. Embora seja uma guloseima encontrada em vários países de língua espanhola, o churro foi introduzido no Brasil pelos argentinos.

No entendimento da coordenadora da feira, Djennane Mendes, a feira foi um sucesso pela participação dos alunos que conheceram o que cada país tem em sua cultura culinária. “O foco dos estudantes foi mostrar a cultura desses países por meio de sua tradição culinária e, consequentemente, aprender um pouco mais sobre as tradições espanholas”.