Escola de Arraias realiza projeto de poesia para incentivar alunos escritores

Tocantins

11.09.2024

A equipe da Biblioteca do Colégio Estadual Joana Batista Cordeiro, localizada em Arraias, realizou o projeto denominado Poesia Fora da Estante, com o objetivo de ampliar o domínio da linguagem dos estudantes.

Além de ter um maior contato com os gêneros literários, a escola promoveu o momento de produção de textos utilizando a linguagem poética.

A bibliotecária e professora Sumaia Ferreira Gama destacou as possibilidades que a poesia proporciona na vida dos estudantes. “O texto poético leva o aluno a conhecer a si mesmo e ao outro, com a identificação das emoções contidas nos versos. E além disso, os estudantes podem criar e brincar com as palavras, dando asas para a imaginação e deixando florescer as emoções diversas”, esclareceu.

A estudante Ana Clara Ribeiro, 16 anos, da 2ª série do Ensino Médio, escreveu uma poesia para fazer uma analogia entre as dores e os desafios da vida de uma adolescente. “Com esse projeto recebi a motivação para escrever e, principalmente, por conseguir expressar os meus sentimentos”, frisou.

A escola também criou a Biblioteca Virtual, um espaço para divulgar as ações realizadas na escola e para publicação de textos e vídeos produzidos pelos estudantes.

 

Homenagens 

Outra ação da biblioteca foi contar a história da professora Joana Batista Cordeiro, que dá nome à escola. A ação teve o apoio da professora Mariana Batista, sobrinha da homenageada e contou com a presença da professora Diran Batista Cordeiro, irmã de Joana. 

“Os estudantes perguntam com frequência quem é a professora que dá nome à instituição e, por isso, promovemos nesse Dia D da Leitura um momento emocionante para lembrar a vida e trajetória de trabalho da professora Joana”, explicou Sumaia. 

Edição: Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins

Josélia de Lima/Governo do Tocantins