Tocantins
09.09.2025A equipe da Escola Estadual João Guilherme Leite Kunze, de Araguaína, apresentou a “Noite da pizza pedagógica”, cujo objetivo foi compartilhar com a comunidade escolar as metas que a escola pretende alcançar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e de preparar melhor os alunos para a realização das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que serão aplicadas em outubro.
Essa iniciativa veio fortalecer o vínculo entre a escola e as famílias, promovendo o diálogo sobre o processo de aprendizagem e estimulando a corresponsabilidade entre educadores, estudantes e responsáveis. Essa atividade foi realizada com os estudantes do 9º do ensino fundamental. A Escola Estadual João Guilherme Leite Kunze faz parte da Superintendência Regional de Educação de Araguaína.
Palestras
A escola promoveu duas palestras; a primeira, com Acleylton Costa, abordou o tema da organização da rotina escolar e da importância do acompanhamento familiar no desenvolvimento escolar dos filhos. Outro palestrante foi o pastor Euzimar Nunes de Sousa, que falou sobre “Sonhar, acreditar e realizar”, abordando que hoje se constrói o que se espera no futuro.
A diretora da escola, Márcia Helena Costa Ribeiro, destacou a importância do Saeb. “Para que a escola tenha sucesso e melhore cada vez mais no ensino e na aprendizagem, é necessário o engajamento de todos os estudantes. Por meio do Saeb, a escola conhece o seu diagnóstico de evolução no ensino e na aprendizagem, o que constitui uma ferramenta para monitorar a evolução de aprendizagens dos estudantes ao longo dos anos”, explicou.
“Na minha visão, o evento foi muito interessante, pois uniu os estudantes, os pais e a escola, sendo uma noite de muita aprendizagem e meditações. Tivemos palestras que nos ajudaram a termos uma rotina de estudos para as provas que virão, e, além dos palestrantes, comemos uma pizza deliciosa. Foi uma atividade incrível, aprendemos e nos divertimos muito”, contou a estudante Laura Brito Gomes, 14 anos.
“Foi uma noite muito legal, cheia de aprendizados e diversão. Na minha visão, foi uma atividade que conseguiu unir as famílias e mostrar a importância da prova do Saeb para os alunos e para escola. Quero agradecer a escola por proporcionar esse momento acolhedor”, frisou o aluno Gabriel Viana de Oliveira, 14 anos.
Homenagem
Na ocasião, a escola fez uma homenagem à servidora Maria Ana, que faleceu em agosto. Uma estudante apresentou uma música e o momento foi para lembrar o legado que a servidora deixou.
A escola também entregou lembrancinhas a cada estudante para enfatizar a sua importância para o sucesso na educação tocantinense.
Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins
Joselia de Lima/Governo do Tocantins