Espirito Santo
30.04.2024A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Mestre Álvaro, localizada no município da Serra, realizou, na última semana, uma programação especial para o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras), celebrado na última quarta-feira (24). Os estudantes participaram de atividades que incentivaram a compreensão da cultura e da identidade da comunidade surda, por meio de palestras e uma apresentação teatral.
A diretora da unidade, Nelma Neres, fez a abertura do evento. “Este trabalho vem possibilitando aos profissionais e à comunidade escolar, bem como aos estudantes ouvintes, a compreensão da cultura e da identidade da comunidade surda, assim como sobre as lutas e conquistas dessa população, promovendo a inclusão e a permanência do aluno surdo no ambiente escolar”, disse.
A pedagoga Maria Sueli acompanhou a abertura do evento, com a apresentação do “Hino Nacional Brasileiro” em Libras, interpretado pela turma do 4º Ano com o apoio do professor bilíngue, Valdeir Cardoso. Na programação, também foi realizada uma palestra sobre a Lei da Língua Brasileira de Sinais nº 10.436/2002, apresentada pelo professor de Libras, Thiago Lima Milanezi.
Em seguida, os alunos dos 7º anos apresentaram uma peça teatral mostrando como era a educação dos surdos em 1880, período em foi realizado o Congresso em Milão, após o reconhecimento da Lei da Libras. Outra atividade que contagiou e encantou os convidados foi a apresentação do teatro sobre o mosquito da dengue e a Turma do Chaves, adaptado para a Linguagem dos Sinais e encenada pelos profissionais da área da surdez. Para finalizar, todos os alunos apresentaram a música “Tempo de Alegria”, da cantora Ivete Sangalo, em Libras.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707