Escola constrói horta com formato da Bandeira de Mato Grosso para ensino multidisciplinar dos alunos

Mato Grosso

10.09.2024

Claryssa Amorim | Seduc-MT

A comunidade da Escola Estadual Padre José de Anchieta, em Mirassol D’Oeste, constrói uma horta escolar com o formato da Bandeira de Mato Grosso como ferramenta multidisciplinar na aprendizagem dos 254 estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio da unidade escolar.

Conforme o diretor da escola, professor Josimar de Aquino, a ideia artística surgiu a partir de um trabalho de pesquisa da gestão escolar sobre hortas criativas, quando foram encontradas as possibilidades de criar formatos como brasões e bandeiras.

Josimar contou que a unidade planejava construir a horta há algum tempo para utilizar a produção de verduras e legumes não só na alimentação escolar, mas também no processo de aprendizagem dos estudantes.

“Nessa perspectiva, os professores parceiros podem fazer aulas diferenciadas, utilizando-se de situações e contextos concretos da realidade dos alunos para explicar questões teóricas como, por exemplo, metragem e ângulos”, completou.

O diretor apontou que, além do plantio, os professores pretendem envolver os estudantes com os cuidados, a limpeza e a colheita, sem contar as aulas que envolvem ciências, física, química e arte.

A horta recebeu recurso de R$ 10 mil da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio do Projeto Hortas Escolares 2024, realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf). O investimento total no projeto, que beneficiou outras 299 unidades escolares da rede estadual de ensino, é de R$ 3 milhões.

O calendário de plantio da horta já começa a partir do dia 16 de setembro. Mas, mesmo com a horta em fase inicial, a escola já utiliza o espaço para aulas de Biologia e de Matemática para explicar sobre formas geométricas, flora e até mesmo sobre o simbolismo cívico da bandeira.

Na avaliação do professor, a horta escolar é uma ferramenta pedagógica importante para consolidar e aprofundar a formação integral dos estudantes, ampliando habilidades e competências que favorecem a autonomia para exercerem a cidadania, a construção do projeto de vida e a qualificação para o mercado de trabalho.