Escola catarinense vence Prêmio nacional e é Referência Brasil

Santa Catarina

05.12.2017

Uma gestão engajada e democrática. Esse é o foco da diretora da EEF Mont Alvern, Viviane Rosa Bennert, do município de Ituporanga em Santa Catarina, vencedora do Prêmio Gestão Escolar 2017. O resultado foi divulgado no final da tarde desta segunda-feira, 4, em Bonito (MS). O Prêmio foi entregue pelo ministro da Educação, Mendonça Filho e pelo presidente do Conselho Nacional dos Secretário de Educação (Consed), Idilvan Alencar. 

O que levou Viviane, diretora desde 2015, a ser vencedora das etapas Local, Estadual, Regional e, finalmente, na etapa Nacional foram ações como o incentivo da participação dos pais e responsáveis nas atividades e decisões dos assuntos rotineiros escolares, chamada Gestão Pedagógica Participativa. Além da avaliação institucional realizada com a comunidade escolar, como uma forma de avaliar a sua gestão, entre outras iniciativas. “A união e determinação da equipe e o apoio de toda a comunidade escolar foi o que tornou possível o trabalho diferenciado”, destaca.

A gestora venceu a etapa Regional, pelo Sul, em evento realizado em Florianópolis no início de Novembro com a participação de 11 estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. Antes de vencer a etapa regional, a escola foi escolhida entre as quase 200 unidades inscritas da etapa estadual. Acompanhando de perto esta conquista, a secretária adjunta da Educação, Elza Marina Moretto destacou a importância deste prêmio como prestígio à educação catarinense. “Estamos muito orgulhosas pela conquista deste prêmio. É o reconhecimento do trabalho desta diretora e toda a sua equipe. Porém vai além. É o resultado de um novo modelo de Gestão Escolar adotado em 2015 pelo Governo do Estado e que está dando certo”, disse.

Com a conquista a escola Mont Alvern, escolhida como “Referência Brasil”, foi premiada com R$ 30 mil e a diretora receberá uma viagem de intercâmbio aos Estados Unidos.

O Prêmio Gestão Escolar é realizado desde 1998 pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e estimula a melhoria da gestão das escolas públicas, reconhecendo boas práticas e ações que possibilitem a troca de experiências entre gestores, multiplicando boas estratégias.