Pernambuco
12.07.2024Na manhã desta última segunda-feira (8), foi inaugurado na frente da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Joaquim Távora, localizada no bairro da Madalena, Zona Oeste do Recife, o painel comemorativo em homenagem ao centenário da morte do patrono da escola, Joaquim Távora. O quadro faz parte do projeto “História nas Paredes”, do Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP).
Na busca em repassar a ideia de pertencimento e patriotismo aos jovens, o projeto Histórias nas Paredes tem como objetivo resgatar a história nas paredes em prédios públicos de forma reduzida, ampla e prática do nosso passado. O que antes era visto apenas através de livros e bibliotecas, hoje pode ser apreciado em importantes edifícios da cidade.
Segundo a gestora da EREM Joaquim Távora, Solange Moraes, a proposta para a homenagem veio através do IAHGP e do ex-presidente da Associação Brasileira de Estudantes Secundaristas (ABES), Romero Amorim, e assim o projeto de Histórias nas Paredes foi apresentado para a gestão da escola pelo vice-presidente do IAGHP, Silvio Amorim.
“Como achamos interessante a proposta, resolvemos fazer uma coisa diferente e mesmo de recesso convidamos todos os professores e estudantes para a cerimônia. Os alunos do grêmio e protagonistas também estiveram presentes. Achamos importante resgatar a história do Joaquim Távora”, ressalta a gestora.
A convite da EREM, o evento contou com a presença da banda marcial da Escola Fontainha de Abreu, localizada no bairro do Cordeiro, Zona Oeste do Recife, além de estudantes, professores, convidados do IAHGP e representantes da Gerência Regional de Ensino (GRE) Recife Sul que se uniram para prestigiar o momento.