Equipes “Capivariáveis” e “Mufasas” da Escola Estadual João Magiano Pinto vencem concurso de Ciências de Dados

Mato Grosso do Sul

17.11.2022

Duas turmas de estudantes do Itinerário Formativo Ciências de Dados, da Escola Estadual Professor João Magiano Pinto, do município de Três Lagoas, participaram, no dia 10 de novembro do webinário para a premiação dos finalistas do concurso "Desafio Vivo".

Foram 42 estudantes do Itinerário Formativo Ciências de Dados que concorreram o concurso. “Foram semanas de muito estudo, dedicação, esforço, produção de projeto, vídeos. As duas equipes ( Os Mufasas e Capivaráveis) foram para a final, lembra coordenador do Itinerário Formativo Profissional Ciências de Dados, Paulo.

Projetos

O desafio era criar um projeto com base na seguinte pergunta: "Como o seu conhecimento em Ciências de Dados pode ser aplicado para ajudar a alcançar as metas apresentadas pelos ODS 4 e ODS 10 dentro da sua comunidade?". Nossos dois grupos fizeram os seguintes projetos: 

Capivariáveis:  Introduzir estudo qualificatório por meio das empresas no ensino médio, preparando os alunos ainda nas escolas para o mercado de trabalho, podendo ajudá-los na sua preparação para sua formação e aumentando seu grau profissionalizante implementado no ensino médio, tendo como objetivo final intermediar, por meio de uma plataforma digital, empresas e escolas para investimento na educação de qualidade.

Os Mufasas:  Um aplicativo chamado de ASEP (Aplicativo de Sistema de Ensino Personalizado) e teria a capacidade de definir as dificuldades dos alunos e mostraria essas dificuldades para o professor por meio de uma IA ( Inteligência Artificial). A IA também seria capaz de criar um plano de aula para o professor(a) facilitando e agilizando o trabalho do docente.

Os dois grupos foram vencedores, Os Mufasas ficaram em 1° lugar e o Capivariáveis ficaram em 2° lugar. Vitória em dose dupla da nossa escola e receberam como premiação no 1° lugar um Notebook Acer Aspire 3 e o 2° colocado um Smartphone M23 5G Sansung.

Adersino Junior, SED/MS