Equipamentos de alta tecnologia chegam ao Laboratório do Centro Estadual Profissionalizante Professora Neuzice Barreto

Sergipe

20.05.2021

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) adquiriu diversos equipamentos de alta qualidade tecnológica para serem utilizados no Curso Técnico em Automação Industrial do Centro Estadual Profissionalizante Professora Neuzice Barreto, em Nossa Senhora do Socorro. Os kits tecnológicos chegaram há cerca de duas semanas e estão sendo preparados para quando as aulas presenciais forem retomadas no Estado. São equipamentos de áreas como robótica, hidráulica, eletrônica, entre outros.

Para a aquisição dos materiais tecnológicos foram utilizados recursos na ordem de R$ 1.479.465,00, pagos com recursos transferidos da União para o fomento das escolas de Educação em Tempo Integral. Eles fazem parte de um conjunto de aquisições que estão em andamento, com o intuito de estruturar a escola. Os recursos educacionais de alta tecnologia serão, inclusive, utilizados para o ensino híbrido, visando simular o ambiente industrial e de inovação. São máquinas como controle de velocidade de motores, kit de medidas elétricas, kit didático de eletrônica, bancada didática para montagem de quadro de comando, kit de robótica, entre tantos outros, sem contar com alguns que ainda irão chegar.

O secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, falou sobre a importância dessa aquisição. “Essa é mais uma oportunidade que temos de equipar os laboratórios das nossas unidades de ensino e dar aos nossos estudantes a chance de aprender de forma prática o que é ensinado nas aulas teóricas. Isso, sem dúvida, dará a eles uma maior vivência e mais conhecimentos, dotando esses jovens alunos de mais capacidade técnica para se desenvolverem no mercado de trabalho”, declarou.

A coordenadora de infraestrutura do Núcleo Gestor de Educação em Tempo Integral (Ngeti), professora Mônica Rodrigues, declarou que essa é uma das compras mais importantes, e que a intenção é, futuramente, ampliar a quantidade de equipamentos. “Automação Industrial é um curso caro, mas a gente conseguiu fazer essa aquisição, mesmo que parcial, para este momento, e mais para frente, pretendemos ampliar um pouco mais a quantidade. Os equipamentos foram entregues e já estão instalados. Estão faltando apenas alguns ajustes na parte elétrica da escola. Estamos aguardando ansiosos para fazer a formação com os professores, a qual será também promovida pela empresa que ganhou a licitação”, disse.

A diretora do Serviço de Educação Profissional da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Sepro/Seduc), Rivânia Andrade, destaca a importância de se equipar os laboratórios tecnológicos. “Não se pode trabalhar a educação profissional sem a prática, principalmente um curso como esse, para o qual nós conseguimos adquirir equipamentos de ponta. Com isso a gente vai formar melhor esses alunos para o mundo do trabalho”, afirmou.

João Lago, técnico do Sepro, destacou que com essas novas aquisições, o Neuzice Barreto será uma referência em termos de tecnologia de formação. “Esses kits simulam realidades, só que em uma dimensão menor. É importante o aluno poder ver, na prática, o que ele aprendeu na teoria, mesmo que seja uma simulação. É claro que futuramente ele vai passar por um estágio, quando estará em uma situação mais concreta dentro do ambiente de trabalho. Mas esses kits simulam significativamente o que eles devem aprender e contribuem para a formação, minimizam o distanciamento entre a teoria e a prática. Com a pandemia, também estamos avançando para a questão da realidade virtual e realidade aumentada, por meio de plataformas virtuais”, disse.

A diretora do Centro Estadual Profissionalizante Neuzice Barreto, professora Cláudia Valéria Santos Rodrigues, comemora as novas aquisições. “Foi uma grande conquista para a escola e para os nossos alunos, com a certeza de que as práticas serão aprofundadas. Os equipamentos serão um excelente estímulo à prática de projetos científicos. Os estudantes sairão mais preparados para o mercado de trabalho e com excelente qualificação profissional. Estamos muito felizes com os investimentos feitos pela Seduc. Essas aquisições vêm dando suporte para que a escola exerça seu papel de Educação Profissional”, declarou.